Não fosse uma única falta do santa-mariense Eduardo Menezes, a seleção brasileira de saltos teria fechado o domingo com uma apresentação perfeita no hipismo.
No primeiro dia da etapa classificatória, os atletas do Brasil mostraram um bom desempenho e ficaram na primeira posição por equipes ao lado de quarteto alemão. A competição segue na terça-feira, a partir das 10h.
Leia mais
Cavaleiro de Santa Maria estreia nas provas de salto do hipismo neste domingo
Equipe brasileira de hipismo fecha primeiro dia de adestramento em último lugar
Brasil fica em sétimo no hipismo CCE e obtém melhor resultado na história em Olimpíadas
Dos quatro cavaleiros brasileiros, três zeraram o percurso: Pedro Veniss, 33 anos, Doda Miranda, 43, e Stephan Barcha, 26. Eduardo Menezes, 36, o Duda, o primeiro a disputar a prova, cometeu uma falta ao derrubar um obstáculo, com o cavalo Quintol, e recebeu uma penalidade de quatro pontos.
Com isso, ele terminou na 27ª posição individual. No entanto, na etapa seguinte, a pontuação é zerada para todos os competidores que avançaram. Os quatro brasileiros estão classificados à próxima fase. Na disputa de equipes, a nota mais baixa foi desconsiderada – no caso, a de Eduardo.
Antes das provas, ainda no sábado, o veterinário santa-mariense Flavio De La Corte (foto abaixo), que faz parte da equipe do Rio 2016, aproveitou para conhecer o seu conterrâneo e tirar uma foto com ele no Centro Olímpico de Hipismo.
Entenda a competição de saltos:
- Domingo – 75 conjuntos entraram na pista na primeira prova individual - primeira rodada. Os 60 melhores avançaram e a prova definiu a ordem das apresentações de terça (16). Além dos 60, outros 10 cavaleiros que disputam a prova de forma individual também avançaram na disputa.
- Terça – Rodada que conta pontos para as disputas individual e, agora também, por equipes. Após a disputa do dia, os 45 melhores conjuntos avançam para a quarta-feira, além de atletas das equipes classificadas, que ficaram entre o 60o e o 75o lugar. Na disputa por equipes, os 8 melhores se classificam.
- Quarta – Após a prova do dia os 35 melhores conjuntos (pontos combinados) avançam no individual. Para a prova por equipe, soma-se os pontos de terça e de quarta, armando então o pódio. Se duas ou mais equipes estiverem empatadas, haverá prova de desempate.
- Sexta – Os 35 melhores da quarta-feira (respeitando um máximo de 3 conjuntos por país) disputam o round A da final individual. Os 20 melhores da prova se classificam para a final B. O ranking combinado das disputas finais A e B definirá a colocação final da disputa individual.