O escritor carioca Gustavo Côrtes lançou nesta terça-feira, na Livraria do Maneco (Rua Marechal Floriano, 879), o quinto livro relacionado à dupla Ca-Ju. 1965: E.C. Juventude – 50 anos de uma conquista histórica traz tudo relacionado ao vice-campeonato estadual de 1965, que para a época foi uma façanha para um clube do Interior.
A obra também conta com depoimentos de vários jogadores que defenderam o Ju naquele ano. Além disso, Gustavo Côrtes conta a história do ex-goleiro Negri, precursor do uso de luvas no futebol brasileiro e que as usou pela primeira vez em 1965, em um jogo contra o Brasil-Pe, durante aquele Gauchão.
– É o resgate de um time lendário, que está na memória afetiva do torcedor. Muitos o consideram ainda hoje como o maior da história – salienta Côrtes, que já lançou Clássico Ca-Ju – Paixão e Rivalidade (2008), Almanaque do Juventude – Período de Glórias (2011), A história da força grená (2012) e SER Caxias 80 Anos – Um resgate histórico através das imagens (2015).
O quinto livro do escritor, o segundo só sobre o Juventude, está à venda por R$ 45. Entre os projetos futuros, o escritor tem a intenção de lançar uma obra sobre os 40 anos do Estádio Centenário, de Caxias do Sul.