Uma semana após confirmar a Série D com 48 clubes, a CBF muda novamente o formato de disputa da competição para 68 times. Com esta alteração, todas as Federações foram contempladas. Além de aumentar o número de participantes, a classificação para os mata-matas, que tinha sido facilitada na primeira proposta de campeonato, ficou mais complicada.
A competição será dividida em 17 grupos de quatro equipes, regionalizados. Se no formato apresentado na semana passada, classificavam os dois primeiros e os oito melhores terceiros colocados. Na fórmula apresentada nesta terça, classificam os melhores de cada grupo e os 15 melhores segundos lugares. Com os 32 classificados à segunda fase, a competição segue no formato mata-mata, que também devem ser regionalizados. Os quatro clubes que chegarem às semifinais conquistam o acesso à Série C.
Além do Caxias, o Rio Grande do Sul vai ter mais três representantes. O primeiro classificado é o São José. As outras duas vagas estariam, hoje, com o São Paulo-RG e o Passo Fundo, por suas colocações no Campeonato Gaúcho. A competição está prevista para iniciar em 12 de junho.
Após esta mudança, a nova distribuição de vagas será a seguinte: São Paulo terá quatro representantes. Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Goiás contarão com três. Os demais Estados terão dois representantes cada. Nesta relação de 68 clubes, não contam os rebaixados em 2015: Caxias-RS, Madureira-RJ, Águi-PA e Icasa-CE.
Alteração
CBF confirma Série D do Brasileiro com 68 clubes e 17 grupos de quatro times
Uma semana após definir a competição com 48 equipes, Confederação muda formato de disputa
GZH faz parte do The Trust Project