O Juventude caiu nas semifinais do Gauchão. Neste sábado, na Arena, a equipe do técnico Picoli até chegou a ganhar um alento ao final do primeiro tempo, mas perdeu por 2 a 1 para o Grêmio e encerrou sua participação no Estadual. Luan e Geromel marcaram para os donos da casa, enquanto Douglas descontou. Agora, o Ju foca as atenções na preparação para a Série C. A estreia será no dia 17 de maio, contra o Brasil-Pe, fora de casa.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens da partida
No sábado, nos primeiros 20 minutos, o Juventude não conseguiu segurar a bola no campo de ataque, mas pouco sofreu. Apesar do domínio de posse de bola do Grêmio, os donos da casa concluíram apenas de média distância, sem levar perigo ao goleiro Airton. A situação mudou quando o zagueiro Pereira pediu substituição alegando dores musculares na coxa. Sem outro zagueiro no banco, Picoli optou pelo volante Lucas. O Juventude demorou a se encontrar no novo sistema e sofreu o primeiro gol em grande jogada de Giuliano. O meia passou como quis por dois marcadores e deixou Luan livre para só deslocar Airton: 1 a 0.
Na sequência, a equipe gremista perdeu várias chances de ampliar. Em duas oportunidades, Braian Rodriguez parou em Airton. O goleiro ainda apareceu em excelente defesa aos 38, quando Douglas rolou para trás e Giuliano chutou colocado, no contrapé do goleiro, que voou e salvou o segundo gol.
A produção ofensiva do Ju era praticamente nula, mas bastou um lance para que a torcida alviverde, que compareceu em bom número na Arena, voltasse a acreditar. Aos 45, na primeira vez em que conseguiu trocar passes no campo de ataque, o time de Picoli girou a bola e Rogerinho rolou para Lucas na meia direita. O volante cruzou com perfeição e Douglas subiu mais que Geromel, cabeceou no ângulo de Grohe e igualou o marcador. Os gritos de "Eu Acredito" da papada ecoaram na Arena e o Ju foi para o intervalo mais confiante.
Na segunda etapa, o Grêmio voltou a ter o controle da posse de bola, mas o Juventude esteve muito melhor na marcação. Aos 11, na primeira chance de perigo do Grêmio, Luan recebeu com liberdade na esquerda da área e chutou cruzado para outra grande defesa de Airton.
O Juventude precisava apenas de um gol, mas não conseguia criar. E quando o jogo perdeu em intensidade, apareceu a qualidade gremista. Aos 30, Douglas cobrou escanteio e Geromel cabeceou no canto de Airton: 2 a 1. Precisando novamente de dois gols, Picoli abriu o time e o Juventude foi para o ataque. Mas faltou qualidade para furar o bloqueio gremista. A equipe de Felipão apenas administrou o resultado e garantiu a vaga na final, contra Inter ou Brasil-Pe, que se enfrentam neste domingo. Para o Juventude, agora só se fala em Série C.
Gauchão
Juventude perde para o Grêmio por 2 a 1 na Arena e é eliminado do Estadual
Luan e Geromel marcaram para os donos da casa. Douglas fez o gol do time alviverde
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project