Não é fácil separar o momento complicado de um novo desafio. Quando entrar em campo, nesta quarta-feira, às 19h30min, para enfrentar o Capivariano, em Capivari, no interior paulista, o Caxias vai precisar esquecer as dificuldades que vive no Gauchão para ter uma boa arrancada na Copa do Brasil.
O duelo terá transmissão do Sportv. Uma vitória por dois ou mais gols garante a classificação direta do time grená para a segunda fase, quando enfrentaria Botafogo-RJ ou Botafogo-PB. Caso o confronto não se resolva em Capivari, os times se reencontram no dia 19, no Centenário.
Nas nove participações anteriores na Copa do Brasil, o Caxias disputou 26 jogos, com nove vitórias, quatro empates e 13 derrotas. As melhores campanhas ocorreram em 2000 e 2011, quando o time parou na 3ª fase. Em 2011, com menos equipes, a eliminação ocorreu nas oitavas de final.
Na 11ª posição no Estadual, com apenas oito pontos conquistados em oito jogos, a equipe de Paulo Turra não consegue embalar na temporada. Após o frustrante revés contra o Avenida, fora de casa, o time teve pouco tempo para treinar. Na verdade, o único trabalho ocorreu na terça à tarde, em Hortolândia, local da concentração no interior paulista.
- É conversar bastante com os jogadores, mostrar o vídeo do Capivariano e reorganizar a equipe. Vamos mudar a formação tática. Vou jogar um pouco mais resguardado, já que não temos os dois meias - explica Turra.
Na reapresentação após a quarta derrota no Estadual era visível a frustração de atletas e comissão técnica. Afinal, o Caxias tropeçou em uma equipe que está na zona de rebaixamento. Mesmo em outra competição, o técnico grená sabe da necessidade de mostrar algo a mais para o torcedor.
- O grupo de jogadores sentiu, como todos sentiram. Enfrentamos um dos últimos colocados e a gente não conseguiu impor nosso ritmo, que foi combinado e treinado durante a semana. Mesmo assim, tivemos três chances claras e um gol anulado. A gente tem que reagir. O problema é reagir num jogo e no outro voltar a cair. Temos de ter uma sequência de vitórias - explica o técnico Paulo Turra.
Nova competição
Caxias inicia décima participação na Copa do Brasil com o objetivo de esquecer mau momento no Estadual
Time grená encara o Capivariano, nesta quarta-feira, às 19h30min, na Arena Capivari
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project