<a <p="" align="center"> <a <p="" align="center">
Com uma grande atuação no início da noite desta quinta-feira, a seleção gaúcha sub-19 venceu o Uruguai sub-20 por 2 a 1, em pleno Estádio Centenário, em Montevidéu. O lateral-esquerdo Júnior, do Grêmio, foi o destaque da partida ao marcar dois gols.
A equipe gaúcha, comandada pelos técnicos Julinho Camargo e Rodrigo Carpegiani, foi melhor do início ao fim. Mais solta depois da derrota de 2 a 1 na terça-feira, em Maldonado, a seleção do Rio Grande do Sul ganhou até os aplausos da grande torcida ao final da preliminar do amistoso Fifa entre Uruguai e Costa Rica, que reuniu craques como Suárez, Bryan e Navas.
<a <p="" align="center">
Aos 15 minutos, o centroavante Ronan aparou de cabeça um cruzamento de Iago da esquerda e tocou perto do gol. Foi o primeiro susto do goleiro Guruceaga, do Peñarol. Aos 23, ele não teve sorte. Júnior bateu uma falta frontal, a bola desviou na zaga e morreu no fundo do gol: seleção gaúcha 1 a 0.
Quatro minutos depois, Ronan recebeu dentro da área, girou sobre a marcação e bateu para fora. Era a terceira chance clara de gol dos gaúchos. O primeiro perigo contra ocorreu aos 34, quando Franco Acosta pegou uma sobra e chutou por cima, sem goleiro, para alívio de Vitor. Aos 37, não foi possível evitar o empate: o mesmo Acosta concluiu com um toque sutil na área após um lançamento em profundidade: 1 a 1.
No segundo tempo, a seleção gaúcha foi para cima de novo, de forma organizada, e teve duas chances antes de marcar. Aos 22, Tay invadiu a área e tocou na saída do goleiro, mas para fora. Aos 30, Tilica roubou a bola da zaga e chutou em cima do goleiro.
Até que aos 37, Júnior apareceu de novo. Na pressão, a bola sobrou para ele na entrada da área, pelo lado esquerdo e ele emendou um chutaço para a rede: golaço e 2 a 1. Logo depois, o atacante Fred e o goleiro Guruceaga foram expulsos por faltas fortes.
<a <p="" align="center">
A defesa gaúcha, com Aldo, Lucas Silva e depois Lucas Dias, teve uma atuação de gala e segurou a vitória em pleno Estádio Centenário. E o goleiro Eder, que entrou muito bem no lugar de Vitor, fez uma grande defesa no final para segurar o placar. Não houve taça, mas os aplausos da torcida adversária foram merecidos.
- Muito boa essa seleção gaúcha - disse um torcedor uruguaio antes da partida principal entre Uruguai e Costa Rica.
A seleção retorna ao Estado nesta sexta-feira, com orgulho no peito e história para contar.
O selecionado gaúcho jogou com Vitor (Eder); Juliano (Raul), Lucas Silva (Lucas Dias), Aldo e Junior; Fernando (Luiz Grando) e Kaio (Leonardo Winck); Tilica (Carlos Gato), Iago (Matheus Damasceno) e Tay (Fred); Ronan (Kelvin).
A comissão técnica contou ainda com o preparador físico Luciano Ilha, o preparador de goleiros Diego de Quadros, o roupeiro e massagista Preto, todos do Veranópolis, além do chefe da delegação Renato Sá Neto e do observador técnico Rafael Maggioni.