Valdir Espinosa está de volta ao Esportivo, de Bento Gonçalves, depois de 34 anos. Ele vai ser o diretor técnico do clube que o projetou em nível estadual após o vice-campeonato gaúcho de 1979. Espinosa saiu em 1980, levou Renato Portaluppi para o Olímpico e se consagrou em 1983 como campeão mundial. A apresentação oficial será nesta quarta-feira, no Estádio Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos.
Feliz em morar e trabalhar novamente na Serra, Valdir Espinosa comemorou pelo Facebook:
"Estou de volta após uma parada por acreditar que era preciso mudar!!! Agora surgiu o Esportivo de Bento Gonçalves, clube onde iniciei como treinador. Serei Diretor Técnico, realizando uma nova função: Primeiro Diretor Técnico do futebol brasileiro, onde terei sob meus cuidados todas as categorias, desde o Profissional até as escolinhas. Tenho por objetivo implantar uma nova filosofia que norteará o futebol de forma total."
O anúncio também foi feito na página oficial do clube, que comemora o retorno de seu "eterno ídolo":
"Para isso, ele conta com a sua torcida para que possamos reerguer o nosso glorioso alviazul de onde ele não tinha que ter saído, do grande cenário nacional. Junte-se a essa campanha e vamos em frente, sem desistir, rumo ao nosso objetivo."
O Esportivo vai disputar em 2015 a Série B do Gauchão, já que foi rebaixado após o caso de racismo envolvendo o árbitro Márcio Chagas da Silva. Até o ano passado, Espinosa estava trabalhando como comentarista da Rádio Globo, do Rio.