A vitória colocaria o Caxias no G-4 e com a vantagem de empatar na última rodada da primeira fase da Série C do Brasileiro, sábado, contra o Macaé, no interior do Rio de Janeiro. Porém, o time grená não teve forças para vencer o Guarani nesta segunda-feira no Centenário, perdeu por 1 a 0 e ainda deu uma sobrevida ao rival Juventude. A classificação às quartas de final passa por vitória sobre o Macaé e três resultados paralelos, que são tropeços de Guaratinguetá, Juventude e do próprio Guarani.
>> Veja como foi a cobertura em tempo real
>> Confira uma galeria de fotos da partida
Em um primeiro tempo ruim, o Caxias já deu mostras de que não conseguiria cumprir a tarefa em casa com êxito. Preso na marcação do adversário, sem muita criação e apenas com a posse de bola, a equipe do técnico Itamar Schulle não fez por onde para vencer. Construiu apenas uma chance nos primeiros minutos. Aos dois, Thiago Santana apareceu na esquerda, caiu, levantou, se desvencilhou do zagueiro, invadiu a área e chutou cruzado. A zaga tentou afastar e, no bate-rebate, Clayton e depois Edmilson desperdiçaram duas sobras.
Na saída de campo para o intervalo, o técnico grená foi chamado de burro pela torcida e resolveu mexer na equipe. Voltou com Lucão no lugar de Wallacer e logo aos oito minutos botou Karl na vaga de Preto, que saiu machucado. Ganhou intensidade com os dois, mas não conseguiu fazer gols. Aos três minutos, Bebeto fez boa jogada individual, levou até a entrada da área e, quando ia chutar, foi atrapalhado por Thiago Santana.
Aos 10, Karl aparou cruzamento de cabeça na área, Léo Carioca bateu e a bola desviou para fora. Depois disso, foram duas chances claras de gol para o Caxias. A primeira, aos 17, quando Thiago Santana apareceu sozinho pela direita, entrou na área com a bola dominada e chutou cruzado. Wanderson fez boa defesa. Aos 20, Karl cruzou da direita, a bola atravessou a área até o lado esquerdo e Thiago Santana fez cruzamento certeiro. Lucão, na cara do goleiro, errou a conclusão pelo chão e desperdiçou o lance da vitória.
Até o Guarani se animou com os erros do Caxias e passou a rondar o gol de Douglas. Tanto que Lucão se assustou em uma jogada defensiva e tocou a mão na bola dentro da própria área: pênalti. Na cobrança, Fumagalli bateu bem e abriu o placar para o Bugre, aos 28. O empate não veio aos 34 porque Thiago Santana desperdiçou mais uma vez um bom ataque e chutou em cima da zaga dentro da área.
O que parecia improvável, ocorreu. O Guarani, que brigava para escapar do rebaixamento, ultrapassou Juventude, Caxias e Guaratinguetá, e subiu para o quinto lugar do Grupo B. Chega na última rodada em melhores condições de classificação. Uma fraqueza melancólica para um Caxias que ainda sonha com o acesso.
Frustração
Caxias perde para o Guarani em casa e depende de um milagre para se classificar na Série C
Além de ter de ganhar do Macaé na última rodada, vai precisar torcer por resultados paralelos
Adão Júnior
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project