Se a cartilha da Série C do Brasileiro determina vitória em casa e empate fora como campanha perto do ideal, o Juventude está se saindo melhor do que a encomenda. Neste sábado, o alviverde fez a terceira partida na competição, a segunda fora de casa, e venceu o Duque de Caxias, no distrito de Xerém (RJ), por 1 a 0. Assim, o Ju somou sete pontos em nove disputados e assumiu a liderança do Grupo B, pelo menos enquanto a rodada não se completar, neste domingo.
Pressionado depois de duas derrotas na primeiras partidas, o Duque de Caxias tomou a iniciativa no início. Num campo muito ruim, a equipe da casa chegou com mais perigo na primeira etapa. O primeiro lance mais forte foi aos 19 minutos, com Dudu mandando de cabeça para a defesa de Luiz Carlos. Aos 32, Sampson chutou para uma defesa um pouco mais difícil do goleiro do Juventude. O alviverde se limitava a levantar algumas bolas, em especial por Itaqui, em cobranças de faltas.
No segundo tempo, com entrada de Gustavo Ermel, o Juventude voltou mais agressivo. Aos três minutos, a primeira chegada forte, mas invalidada porque Ermel tocou a mão na bola. Aos 11, em mais um cruzamento de Itaqui, Raphael Macena tocou de cabeça para abrir o placar.
A partir do gol, o Juventude usou a técnica superior para controlar a partida, sem sofrer grande assédio. Aos 25 minutos, Macena saiu lesionado, o que preocupou a comissão técnica.
Com a vitória fora de casa, o Juventude começa a acumular uma gordura extra. E ganha mais confiança ainda para os próximos jogos.
Duque de Caxias: Andrade; Emerson, Fabrício Brandão e Alan Henrique (Rafinha, 6/2º); Bruno Moura, Bruno Arrabal, Neves, Sampson e Mário Augusto (Matheus Augusto, 28/1º); Dudu (Matheus Ortigoza, 20/2º) e Gleisson. Técnico: Eduardo Allax
Juventude: Luiz Carlos; Juliano, Rafael Pereira, Diogo e Julinho; Matheus, Itaqui, Lucas e Yann (Gustavo Ermel, int.); Rogerinho e Raphael Macena (Brenner, 25/2º). Técnico: Roger Machado
Gol: Raphael Macena, aos 11min, no segundo tempo
Árbitro: Lúcio José Silva de Araújo, auxiliado por José Raimundo Dias da Hora e Dijalma Silva Ferreira Júnior (trio baiano)
Cartões amarelos: Alan Henrique, Fabrício Brandão, Sampson (D), Matheus, Luiz Carlos (J)
Local: Estádio Romário Faria, o Marrentão, no distrito de Xerém (RJ)
Na ponta
Juventude derrota o Duque de Caxias e assume a liderança do Grupo B da Série C do Brasileiro
Raphael Macena marcou o gol, aos 11 minutos do segundo tempo
GZH faz parte do The Trust Project