Quase cinco anos depois, um reencontro nada agradável para os grenás em Guaratinguetá (SP). Neste sábado, às 15h, no Estádio Dario Rodrigues Leite, Caxias e Guaratinguetá voltam a se enfrentar pela Série C do Brasileiro. A última vez foi no dia 16 de agosto de 2009, em um Centenário lotado, na decisão que valia o acesso à Série B. O empate de 1 a 1 frustrou mais de 25 mil pessoas que compareceram ao estádio. Antes, dia 9 de agosto daquele ano, no duelo de ida, o time paulista havia vencido por 2 a 0 com a presença de apenas 6.229 torcedores locais.
- Naquele jogo em Guaratinguetá, nada deu certo. A gente vinha atuando de um jeito no campeonato e mudamos para três zagueiros justamente naquela partida. Fugimos do padrão e não conseguimos encaixar na marcação e nem no ataque - recorda o meia Miro Bahia, então camisa 10 do time grená e hoje jogando pelo Avenida, de Santa Cruz do Sul.
Para o jogo de volta, o ingresso antecipado de arquibancada custava apenas R$ 2. A promoção atraiu muitos torcedores, inclusive simpatizantes de Grêmio e Inter, todos motivados pelo slogan do clube, "Série B, nós queremos". O estádio ficou completamente lotado, um público no visual de cerca de 30 mil pessoas. No borderô oficial, 25.128 torcedores e R$ 43.887 de renda. Foi o maior público da Série C de 2009.
Porém, dentro de campo o Caxias parou no adversário. Mesmo fazendo um gol aos 19 minutos do segundo tempo, com Leandro Diniz, não conseguiu marcar o segundo e ainda sofreu o empate aos 42. Edu Pina calou o Centenário e adiou o sonho grená do acesso.
- A derrota na ida dificultou muito para nós, ficamos na obrigação de fazer dois gols em casa. A gente fez um primeiro tempo receoso, mas melhoramos no segundo e chegamos a marcar um gol. Aí, o volante Bruno se machucou quando já tínhamos feito todas as substituições, ele ficou em campo mesmo assim e não deu para segurar. Levamos um gol no final. Quanto à torcida, ela foi maravilhosa. Foi o maior público no Centenário nos últimos anos - relembra Gilmar Iser, que está desempregado e que na última temporada treinou o Novo Hamburgo e o Aimoré.
Reencontro
Gilmar Iser e Miro Bahia relembram decisão do acesso entre Caxias e Guaratinguetá em 2009
Time paulista volta a ser adversário grená neste sábado, pela Série C do Brasileiro
Adão Júnior
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project