Uma vez por semana, o colunista de esportes Elizeu Evangelista contará como está se preparando para correr três provas. Confira a seguir as impressões da primeira semana de treinamentos.
"Comecei a preparação para participar das últimas três etapas do Circuito Brisa de Corridas no último dia 21. Como a próxima prova será em 15 de junho - a etapa Vindima, em Flores da Cunha -, o período para esse treinamento é muito curto. Assim, o objetivo inicial, traçado pelo professor Giulian Pörsch Gallina, é simplesmente completar o trajeto. No meu caso, a opção é pelos quatro quilômetros - existe ainda a de oito quilômetros, para os melhor preparados.
Foram seis sessões de treinos, de uma hora cada, até quinta-feira. O que é pouco diante das necessidades. Nesses trabalhos, Giulian deu atenção a diferentes valências. Alongamentos, respiração, movimentação de pernas, procurando ampliar as passadas, e correções posturais, tudo com controle de batimentos cardíacos, integraram o plano. E com uma pequena dose de exercícios de força.
Como eu não fazia atividades físicas regulares e orientadas há anos, fui adotando ações e posturas erradas. Isso sem contar o pouco fôlego, a falta de flexibilidade e outras dificuldades, inclusive decorrentes da idade: 53.
Mudanças - Por esses aspectos observados nos primeiros dias fica claro que a iniciação nessa modalidade exige uma grande modificação nos hábitos e conceitos de vida. Antes de encarar esse desafio, eu entendia que as caminhadas eram suficientes para se manter uma certa forma física.
Mas os primeiros trabalhos deixaram clara a necessidade de mudanças em ações simples, mas que podem resultar em benefícios para a saúde. A respiração é um exemplo, pois normalmente ocorre de forma superficial. Com o treinamento, se aprende a inspirar um maior volume de ar, o que resulta em melhor oxigenação.
A caminhada é importante, mas, num ritmo fraco, não proporciona os benefícios da corrida. A não ser, é claro, nos casos de pessoas que não podem exigir muito do organismo.
Nas próximas semanas, sempre às sextas-feiras, serão abordados diferentes detalhes da minha preparação e das corridas em geral. O plano geral é de um treinamento de três meses, prevendo a participação ainda nas etapas Rural e Urbana do Circuito Brisa de Corridas.
Para participar
- Se encerra neste sábado o prazo de inscrições para a segunda etapa do Circuito Brisa de Corridas. A prova, denominada Vindima, será realizada no dia 15 de junho, às 9h30min, com largada e chegada no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha.
- Os interessados devem se inscrever pelo site www.circuitobrisadecorridas.com.br. O custo é de R$ 95 (individual) e R$ 85 (grupos de 10 ou mais atletas).
- Nesta etapa, as distâncias são de quatro e oito quilômetros. As demais provas serão a Rural (19 de outubro) e a Urbana (22 de novembro).
- O circuito integra o projeto Fuja do estresse, corra pra saúde, da Associação para o Desenvolvimento de Criúva (APDC), e conta com financiamento da Lei de Incentivo Estadual Pró-Esporte/RS.
Desafio
Colunista do Pioneiro começa preparação para o Circuito Brisa de Corridas
Elizeu Evangelista participará da primeira etapa no dia 15 de junho, em Flores da Cunha
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: