O Gauchão ficou mais enxuto. Em virtude da Copa do Mundo, que ocorre entre junho e julho, a competição foi reduzida de 23 para 19 datas. O Estadual inicia no dia 18 de janeiro e vai até 13 de abril. Em 2015, é provável que o calendário enxugue ainda mais, contando com apenas 15 datas. As definições foram aprovadas sábado, no congresso técnico da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizado em Pelotas.
O regulamento desta edição apresenta novidades. São dois grupos com oito equipes. Todos duelam em turno único, dentro do próprio grupo e contra os times do outro. Os quatro melhores de cada grupo garantem vaga nas quartas de final. Os matas ocorrem em apenas um jogo, com exceção da final, que será disputada em ida e volta. A distribuição foi feita por meio de sorteio. Porém, os clubes rivais ficaram automaticamente separados.
O Caxias está no Grupo B e a estreia ocorre diante de outro serrano, o Veranópolis, no Estádio Antônio David Farina. Já o Juventude caiu no Grupo A e a estreia é diante do São Paulo-RG, em casa. O Esportivo recebe o Pelotas, na Montanha dos Vinhedos.
O clássico Ca-Ju está marcado para o dia 5 de fevereiro. Como o confronto do ano passado foi no Alfredo Jaconi, desta vez será realizado no Estádio Centenário. O Gre-Nal acontece em 9 de fevereiro, na Arena. Na mesma data, será disputado o Bra-Pel na Boca do Lobo.
Mudanças
Fórmula do Gauchão em turno único deixa competição com quatro datas a menos no ano da Copa
Congresso técnico da FGF foi realizado sábado, em Pelotas
GZH faz parte do The Trust Project