A menos de seis meses para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, no dia 6 de dezembro, as delegações começam a definir onde farão a preparação para o Mundial no Brasil.
As cidades da Serra tentam se garantir como centros de treinamento desses países. O secretário de Esportes e Lazer de Caxias, Washington Stecanela Cerqueira, convidou oficialmente Itália e Japão durante a Copa das Confederações para se hospedarem na cidade no período pré-Copa.
- Estamos esperançosos e aguardamos o contato do Japão e da Itália. Enquanto isso, continuamos trabalhando. Nas próximas semanas estaremos contatando uma seleção da América do Sul - afirma Washington, sem revelar o nome.
Ontem, a Secretaria de Copa do Estado desmentiu os boatos de que os alemães teriam descartado o Rio Grande do Sul como local para treinamento - Recife e São Paulo estariam entre as opções da delegação, conforme informado pela agência AFP na semana passada.
De acordo com a Secopa, juntamente com a Argentina, a Alemanha é um dos países com mais possibilidades de jogar em Porto Alegre pela pré-tabela da Copa do Mundo.
Dois jornalistas alemães estão em Porto Alegre este mês para realizar matérias vinculadas a turismo e gastronomia. Na próxima semana, visitarão o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Os organizadores locais entendem a presença dos estrangeiros como um indício de interesse.
- Eles estiveram aqui em 2012. Depois da visita, veio uma rede de televisão alemã fazendo uma série de reportagens sobre a região. Desde então, não houve contato nem confirmando nem descartando - explica o secretário de Turismo Gilberto Durante.
Há cerca de duas semanas, a delegação russa, encabeçada pelo técnico Fabio Capello, esteve em Bento Gonçalves e Farroupilha. Também desembarcaram na Serra nos últimos meses comitivas da França, da Noruega e da Grécia.
2014
Candidatas a centro de treinamento, Caxias e Bento intensificam contatos para se garantirem na Copa do Mundo
Secretários recebem delegações e fazem convites para que seleções se hospedem nas cidades durante a competição
GZH faz parte do The Trust Project