Em 1994, dois homens chegavam ao aeroporto de Caxias do Sul. Um deles mais jovem, com pinta de jogador. Sabia-se que naquele dia desembarcaria o novo técnico do Juventude. A imprensa não titubeou. Logo entrevistou o mais velho. As primeiras palavras:
- O treinador é aquele ali. Não eu. Sou o preparador físico.
Aquele ali era Heron Ricardo Ferreira, aos 36 anos. O autor da frase era Álvaro Peixoto, companheiro de trabalho de longa data de Heron. Apesar da pouca idade, o técnico chegava com a bagagem de quem já havia sido campeão da Série B do Brasileirão, em 1989, com o Olaria-RJ, primeiro time profissional que treinou. O bom desempenho rendeu um convite de Vanderlei Luxemburgo para que fosse seu auxiliar. E foi graças ao atual técnico do Grêmio que assumiu o Juventude.
- Foi ele quem me indicou para a Parmalat. Eu era auxiliar dele em 1989, 1990 e 1991. Eu e o Álvaro.
A indicação rendeu uma reunião com José Carlos Brunoro, homem-forte da multinacional do leite, para estabelecer as metas do projeto. O objetivo principal era subir à elite do futebol brasileiro. Para isso, foram trazidos do Palmeiras, na parceria com a Parmalat atletas como Odair, Paulo Sérgio, Dorival Júnior, Galeano, Julinho, Mauricinho, entre outros. E o técnico pediu a vinda de Paulo Roberto e Mário Maguila.
Foi uma época mágica para a papada. Os investimentos deram resultado rapidamente. Foi possível enfrentar equipes de outros países, chegar à Primeira Divisão brasileira e ser quase campeão contra o histórico Grêmio de Luiz Felipe Scolari.
- Fizemos 4 a 0 no Benfica (em torneio promovido pela Parmalat, em São Paulo). Ganhamos do Parma (em amistoso comemorativo) de 3 a 1, na estreia do Edmundo no Jaconi. A campanha do time em 1994 era tão boa que não havia dúvida da torcida e comissão técnica de que os títulos viriam - destaca o treinador.
Depois de um ano e meio, a equipe, que era uma máquina, sofreu um duro golpe. Houve desgaste e o técnico acabou deixando o comando do Juventude. Hoje, Heron Ferreira é um técnico internacional. Desenvolve um trabalho voltado ao Oriente Médio e África árabe, região tomada por desertos.
- Sou apenas um grãozinho de areia na obra que foi esse Juventude campeão da Copa do Brasil em 1999. Guardo esse time no meu coração, como um dos momentos mais felizes da minha vida.
100 anos do Ju
Conquista da Série B de 1994 foi comandada pelo jovem técnico Heron Ferreira e a parceria com a Parmalat
Hoje no Oriente Médio, treinador iniciou a era vitoriosa do alviverde
GZH faz parte do The Trust Project