A trajetória de André Rebechi, 47 anos, no automobilismo é marcada pelo aspecto financeiro. No início dos anos 1980, ainda numa fase romântica da velocidade, ele surgiu como uma das grandes revelações do kartismo caxiense. A vocação vinha no sangue, pois o pai, João, havia sido piloto, no tempo em que se adaptavam carros de passeio para as provas.
Depois de brilhar no kartismo, Rebechi partiu para a Fórmula Ford. Então com 18 anos, passou a morar em São Paulo, onde aprendeu a trabalhar os motores dos carros, pois não tinha dinheiro para investir em mecânicos. Assim, correu em diversos circuitos pelo país, entre o Sul e a região central, onde se concentravam os autódromos.
Em 1986, foi escolhido como revelação nacional pela imprensa. No final de 1989, Rebechi participou da montagem da única equipe caxiense de Fórmula 3 da história. Com o apoio de empresas da cidade, correu no ano seguinte pelo país e Uruguai. Nesse período, dividiu retas e curvas com alguns nomes que se tornaram muito conhecidos, como Christian Fittipaldi, Gil de Ferran, Leonel Friedrich, Renato Russo, Rubens Barrichello e outras feras.
Mas a partir daí os custos pesaram e ele foi forçado a abandonar, por falta de recursos, no final de 1990. Vendeu o carro para o caxiense Abramo Mazzochi, que exigiu que assumisse a função de preparador, o que marcou o início de uma nova etapa.
Apesar de não poder seguir no volante, Rebechi, que tinha muitos quilos a menos e longos cabelos pretos, mostra satisfação com o que fez nas pistas. E em especial pela forma como ocorreu.
- Eu tive a sorte de pegar uma época em que não precisava de tanto dinheiro. Hoje, não tem como fazer o que eu fiz - lembra, destacando que cansou de dormir ao lado do carro e em alojamentos de autódromos.
Nos bons tempos, ele chegou até a receber um convite para correr nos Estados Unidos, o que se inviabilizou justamente pela falta de recursos.
Confira mais detalhes no Pioneiro deste final de semana.
Por Onde Anda
Carreira limitada pela falta de dinheiro
André Rebechi se destacou na década de 1980, mas precisou parar de correr devido aos custos
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