A sul-africana Neliswa Nkani palestrou para empresários nesta segunda-feira em reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), e destacou o escasso tempo que a cidade tem para se preparar com o intuito de receber alguma seleção no período pré-Mundial de 2014. Caxias do Sul é um dos municípios escolhidos pela Fifa como potencial centro de treinamento para as equipes que vierem para o Brasil.
Em 2010, Neliswa esteve à frente na captação de recursos e organização da estrutura na região de Cape Winelands, na África do Sul. Ela está na cidade desde a semana passada e irá permanecer até sexta-feira na região para a 3ª Semana Municipal de Turismo. Ela salientou que a cidade só conseguirá atrair alguma seleção se houver o envolvimento de toda a comunidade:
- Desembarquei em Porto Alegre e não vi nada, nenhuma placa, nenhuma pessoa para recepcionar as pessoas que chegavam. Cheguei aqui de carro e também não visualizei referência nas ruas de que Caxias é uma das cidades pré-selecionadas para receber seleções. Podem ter certeza que se a comunidade não abraçar o evento como um todo, não só os estádios, ele não terá sucesso.
O legado deixado por uma Copa para o país-sede também foi um ponto lembrado pela sul-africana. Para ela, todas as obras realizadas precisam ter um aproveitamento futuro, visando o crescimento da economia e do turismo na região:
- É preciso definir o que fazer depois de 2014. Investimentos em saúde e em segurança eram as coisas mais importantes para nós. Queríamos usar o evento para fazer com que a região crescesse e melhorasse a infraestrutura. E conseguimos. Participamos da construção do nosso legado.
Tempo escasso
Sul-africana fala em envolvimento comunitário para obter sucesso na Copa de 2014
Neliswa Nkani faz palestra a empresários na CIC, em Caxias do Sul
Daniel Angeli
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project