A dupla de gaúchos João Franciosi, de Casca, e Rafael Capoani, de Caxias do Sul, contou com a sorte e respondeu com competência para saltar na frente no Rally dos Sertões 2011. O piloto e navegador da equipe Dague Paia já davam o Super Prime por perdido quando foram chamados de volta à pista montada em frente ao Shopping Flamboyant, em Goiânia, eliminaram dois favoritos e venceram a prova. Assim, vão oficialmente abrir a competição, às 9h30min desta quarta-feira.
Os competidores da equipe Dague Paia Rally Team haviam perdido a primeira eliminatória da noite para Riamburgo Ximenes, do Ceará. Quando já estavam de volta aos boxes, desembarcando do carro, foram acionados em regime de urgência pelo rádio, para que voltassem à prova. Motivo: Klever Kolberg, mais experiente piloto brasileiro no Dakar, e o próprio Ximenes haviam sido eliminados da prova:
- Eles tocaram no bump (delimitação do circuito). É infração, está regulamentado e pronto - sentenciou o diretor de prova, Jaime Santos.
Assim, Franciosi e Capoani voltaram à briga na semifinais, superando Maurício Bortolanza. Na final, deixaram para trás o experiente e favorito Reinaldo Varella, com 300 corridas no currículo.
- Nossa meta era ficar entre os oito, pois nem sempre é bom largar na frente. Agora, se era para a gente puxar o Sertões deste ano, que fosse neste trecho, que é muito técnico, muito travado e com muita poeira - comemorou Capoani, referindo-se à primeira etapa Especial com deslocamento em 2011, rumo a Pirenópolis (GO), na manhã desta quarta-feira.
A chegada da dupla de volta aos boxes, onde um farto assado acompanhado de batatas aguardava os gaúchos, foi carregada de muita emoção. Os companheiros de equipe, mecânicos e de apoio receberam a dupla com aplausos e muita gritaria. A primeira coisa que ambos fizeram, ao desembarcar da Sherpa foi conferir os registros do triunfo nos celulares e câmeras alheios.
No meio de toda a euforia, um atestado do perfeccionismo de Franciosi, ao examinar com cuidado uma das imagens:
- Olha só como está a inclinação no salto. Ainda pode melhorar essa suspensão.

>> Acompanhe os bastidores da corrida e mais informações sobre o rali no blog.
O repórter Gabriel Izidoro e o fotógrafo Juan Barbosa fazem a cobertura do Rally dos Sertões 2011 a convite da equipe Dague Paia.