Conversei com Ilo Roxo sobre Pato Abbondanzieri, o consagrado goleiro de 38 anos do Boca Juniors que o Inter está contratando. Lauro, como se sabe, vive uma fase inconstante desde o Brasileirão do ano passado, alternando falhas, alguns frangos e cada vez menos defesas salvadoras para apresentar como álibi ao desconfiado torcedor.
Já registrei minha opinião sobre o momento de Lauro aqui na coluna, e pelo visto a direção do Inter concorda. Do contrário, não tentaria Abbondanzieri.
Mas quem é Ilo Roxo? A maioria deve lembrar dele, mas sempre é bom recordar. Ilo foi goleiro do Inter nos anos 70, quando ser titular tornava-se impossível diante de um mito. Era Manga, o maior de todos, o camisa 1. Encerrada a carreira, Ilo tornou-se preparador de goleiros. E obteve um sucesso profissional reconhecido no meio do futebol.
No Grêmio, fez Danrlei aprender a sair do gol. Em cinco anos de Inter, ajudou Clemer a chegar em 2006 no auge da carreira e ser capaz de milagres como na final do Mundial, contra o Barcelona, naquele chute de Deco. Quando Renan foi convocado para a Seleção Brasileira quem era o preparador do Inter?
Feito o registro, vamos ao que me disse Ilo. Ele está preocupado com a contratação de Abbondanzieri. E explica: perto dos 40 anos, o goleiro vai perdendo reflexos e agilidade. Teme que isso possa estar acontecendo com Pato no Boca.
Ilo reconhece que Abbondanzieri é uma lenda na Bombonera. Mas adverte: a idade e os problemas decorrentes na função de goleiro chegam para as lendas tanto quanto para os simples mortais.
- Nesta idade, o goleiro vai perdendo reflexos. Não sei como Abbondanzieri está neste momento sendo reserva do Boca. Mas posso afirmar que, neste estágio da carreira de um goleiro é fundamental um trabalho especial, intenso e específico para os reflexos. Do contrário, o desempenho cai muito - avisa Ilo Roxo.
É a opinião de um especialista, que merece ser levada em conta. Especialmente por se tratar de um homem identificado com o Inter. Giuliano, filho de Ilo, é o preparador do Inter B. Portanto, se Abbondanzieri vier, é preciso um trabalho especial com ele. Do contrário, em vez da lenda, o Inter pode se deparar com uma realidade nem tão bela assim na Libertadores.
Siga a coluna no Twitter.
Esportes
Especialista adverte para os riscos de trazer Abbondanzieri
GZH faz parte do The Trust Project