Oportunidade de comprar gastando menos, a Black Friday se consolidou no calendário de campanhas do comércio caxiense.
O apelo para grandes descontos, no entanto, pode ser enganoso e é preciso, desde que a data se popularizou no país, estar atento para valores disfarçados de ofertas.
Às vésperas da data, celebrada sempre na última sexta-feira de novembro, o Procon Caxias alerta para os golpes mais comuns e como fugir deles. Pesquisar por preços semanas antes das ofertas serem disparadas é uma das dicas.
O próprio Procon monitora preços de produtos em sites e lojas para que os consumidores não caiam no que chama de descontos fantasmas.
Confira as principais dicas:
. Na internet, pesquise a reputação da empresa antes da compra.
. Acompanhe os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday.
. O preço promocional não anula os direitos do consumidor. Trocas do produto com defeito, por exemplo, permanecem mesmo que ele esteja em promoção.
. Nas compras pela internet, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta ou trocar por outro produto.
. Informações sobre preço, prazo e entrega devem estar em destaque.
. Reclame em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade no ato da compra: se o site estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e faça uma reclamação à empresa. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação.
. Salve ou imprima tudo que for relacionado à compra.
. Cuide com links falsos em redes sociais, eles aparecem em forma de anúncios com forte apelo atrativo.
O Procon de Caxias do Sul atende pelo telefone 151 e WhatsApp (54) 99929-8190. O atendimento presencial é feito na Avenida Itália, 109, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.