A Rede Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências anunciou nessa terça-feira (15) que abrirá um novo hotel, o Laghetto Stilo Caxias. O empreendimento ocupará o prédio histórico do antigo Hotel Alfredinho. A abertura do espaço está prevista para dezembro de 2025.
Conforme antecipado pelo colunista Alessandro Valim, a estrutura do Alfredinho está passando por revitalização. As obras se iniciaram ainda em julho, sendo coordenadas pelas arquitetas Jessica De Carli e Marina Miot.
Segundo o anúncio da Laghetto, o novo hotel preservará as características arquitetônicas do edifício da década de 1960, como as pastilhas e os vidros da fachada, criando uma homenagem ao estilo modernista da época em que o imóvel foi construído.
Ao mesmo tempo, a estrutura do Alfredinho será modernizada. O espaço contará com 84 apartamentos, dois restaurantes (ambos abertos ao público) café, bar e um rooftop (terraço na cobertura do prédio). Esse último ambiente terá vista privilegiada, sendo possível ver a Igreja São Pelegrino e o edifício Parque do Sol, por exemplo. Ainda, um dos restaurantes do hotel estará localizado no rooftop.
Na avaliação da arquiteta Jessica De Carli, a revitalização do antigo Hotel Alfredinho ressignifica o espaço, enquanto permite a reconexão com os moradores e a criação de novas histórias.
— Quando abrirmos as portas do Laghetto Stilo Caxias para os moradores locais, iremos respeitar a história que este prédio icônico tem com Caxias do Sul. Ele estará revitalizado e pronto para novas memórias, sem deixar de lado sua importância no contexto social e econômico da cidade — defende Jéssica.
Hotel Alfredinho: história, memória e futuro
- Inaugurado em 1963, o prédio sediou até a década de 2000 o Alfred Hotel, um dos estabelecimentos da Rede Alfred, comandada pela família Sehbe.
- Com a falência da rede, o edifício acabou sendo repassado a uma cooperativa de funcionários, que durante cerca de 10 anos tocou no local o Coophotel.
- Após o fechamento, o edifício acabou sendo repassado ao Governo do Estado, em virtude de dívidas tributárias.
- Há cerca de cinco foi permutado com uma incorporadora de Ivoti, que em troca construiu alguns prédios públicos.
- Por fim, essa empresa vendeu a área para o empresário caxiense Almir Persico, que é o atual proprietário e responsável pelo investimento que está sendo feito no local.
Novo hotel com legado do antigo Alfredinho
Na avalição de Persico, a abertura de um novo hotel no espaço significa a manutenção de um legado deixado para os caxienses.
— A revitalização foi pensada para respeitar a identidade original do prédio, ao mesmo tempo em que trazemos uma nova vida para ele. Preservar prédios históricos e transformá-los em espaços com viabilidade econômica é fundamental — acredita Persico.