A geração de emprego formal em Caxias do Sul teve uma nova alta em julho. Dados divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que foram 8.469 admissões, contra 8.178 demissões, o que resulta em um saldo positivo de 291 vagas.
Este é o segundo mês seguido com mais postos de trabalho criados do que fechados no município, após a crise climática vivenciada em maio. Em junho, entretanto, o desempenho foi mais tímido, com apenas 40 vagas criadas.
Para o professor e economista Mosár Leandro Ness, o resultado demonstra que, mesmo em meio às adversidades sofridas pelo Estado, a economia caxiense está em crescimento.
— Uma possível inflexão nos meses seguintes (às enchentes) não se confirmou. A nossa expectativa é que a gente consiga manter esse nível de atividade e consiga manter também o nosso padrão de crescimento — sinaliza Ness.
Pelo segundo mês consecutivo, os serviços se destacaram, com incremento de 213 vagas (em junho foram 169 de saldo), seguido pela indústria, com 170. A agropecuária, o comércio e a construção civil, por outro lado, tiveram resultados negativos, com mais demissões do que contratações no sétimo mês do ano — veja na tabela acima. O contingente total de trabalhadores ativos em Caxias está em 169,5 mil.
— Para a agropecuária já era uma situação esperada. O comércio esperávamos que performasse melhor neste mês, mas menos 12 vagas não é uma queda tão pronunciada. O que vem chamando atenção e vem se mantendo é o número de trabalhadores contratados no ramo de serviços em uma cidade com vocação industrial, como Caxias — afirma o professor.
Restaurante no shopping Villagio tem cinco vagas abertas
Um dos empreendimentos que é prova de como as vagas de emprego estão aquecidas no setor de serviços é a Petiskeira, localizada no shopping Villagio Caxias. O restaurante, reconhecido pela gastronomia rápida, está com cinco vagas abertas, segundo o gerente Wagner Ferraz. As oportunidades são para os cargos de garçom, operador de caixa e recepção.
Em julho, segundo o gerente, três pessoas foram integradas à equipe, por meio da agência FGTAS/Sine Caxias e também por um grupo em redes sociais. Ele conta, entretanto, que percebeu que muitos dos candidatos enviados pela agência não compareciam à entrevista presencial, o que fez mudar a estratégia, adotando uma seleção por chamada de vídeo:
— Geralmente, as pessoas estão desempregadas e têm dificuldade com o vale-transporte. Então, tivemos, junto com o Sine, este bom senso e consegui contratar duas pessoas — explica Ferraz.
Quem tiver interesse nas vagas oferecidas pelo restaurante, deve enviar e-mail para o endereço wagnerferraz@petiskeira.com.br.
Já para as demais vagas no município, a agência FGTAS/Sine Caxias disponibiliza para esta quinta-feira (29) 684 oportunidades de emprego formal. Para conferir diariamente as vagas atualizadas e ver as instruções para concorrer a uma delas acesse o link gzh.rs/fgtascaxias.