A primavera de 2024 se inicia oficialmente no dia 22 de setembro. No entanto, para o comércio de Caxias do Sul, a troca de estação já começa a ser percebida. Aos poucos, os produtos de inverno vão dando lugar às coleções da estação que se aproxima.
Para o presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, o inverno foi desafiador para o comércio local. Ele destaca que a tragédia climática de maio, que ocorreu antes do início oficial da estação, teve reflexos nas vendas. Em conversas com empresários locais, percebeu que alguns empreendimentos empataram com as vendas de 2023, mas outros tiveram prejuízos.
— O frio, sempre que veio, acabou gerando uma necessidade de consumo, e o cliente dá esse retorno para o comércio. O que acontece daqui para frente é que ficamos cada vez mais perto da primavera, e os estoques às vezes nas lojas, devido a essa instabilidade nas vendas, ficam um pouco altos nos produtos de inverno — explica Boff
E ao caminhar pelo centro de Caxias já se percebe a tradicional “queima de estoque de inverno”. Em vias como a Sinimbu e a Júlio de Castilhos, conhecidas pela grande oferta de produtos, há lojas decoradas com anúncios de liquidação e promoções.
— O momento eu acho que é o correto, não tem margem, não tem mais tempo e saúde financeira para que essas liquidações comecem no meio de uma estação — afirma o presidente do Sindilojas Caxias.
Ainda não foram divulgados dados da estação sobre as vendas do comércio em 2024 no maior município da Serra. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) fará uma pesquisa com os comerciantes em setembro, e os números devem ser divulgados no início de outubro.
Em uma loja voltada aos artigos esportivos na Rua Sinimbu, a vitrine está enfeitada com os dizeres “promoção de inverno”. Por lá, moletons, casacos mais pesados e tênis foram selecionados para entrar em promoção. O gerente de vendas Mateus Matte explica que isso é importante para dar a virada na estação, e percebe que esse marketing auxilia a atrair os potenciais clientes que circulam pela região. Segundo ele, as vendas no inverno foram similares às do ano passado. As promoções começaram na segunda quinzena de agosto.
— Eles (descontos) partem de 20% a 40% de desconto nos produtos. Comparado com os anos anteriores, este ano até tivemos alguns produtos a mais, mas o pessoal vê as placas, nas redes sociais, e já vem procurando os produtos de inverno. Hoje em dia é muito rápido, e hoje em dia as coleções mudam a cada seis meses, o pessoal sempre quer novidade, e claro a gente sempre tenta divulgar — detalha Matte.
A autônoma Ana Paula Andrade aproveitou os descontos para fazer compras. Nesta semana foi até a loja e levou dois pares de tênis que estavam em promoção. Em alguns anos ela faz a pesquisa de preços para justamente encontrar produtos com valores mais baixos nesta época do ano.
— Geralmente não procuramos pelo mais barato, mas pela qualidade também. Dei uma pesquisada antes, mas não era o que procurava, e agora procurei algo que quero e com valor que procurava — explica a autônoma.
Pague um leve dois e troca no estoque
Em outra loja da Rua Sinimbu, voltada aos calçados e vestuário, são diversas as opções de promoção. Uma das alternativas, e já tradicionais, é o pague um e leve dois nas botas. Além disso, jaquetas corta-vento e outros modelos de casacos também estão com descontos que chegam até 50%. As promoções começaram em 12 de agosto, e devem seguir por mais uma semana.
— Como ainda está frio, o pessoal está aproveitando as confecções e botas de inverno. Quando eles (consumidores) vêm aproveitar o pague um leve dois, eles já aproveitam para ver as novidades. Este ano teve inverno, está sendo bom para nós (nas vendas), eu acredito que teve uns 15% de crescimento — detalha Daiane Ferreira, gerente da loja.
Voltado às roupas de cama e banho, outro empreendimento da região central de Caxias está apostando nas promoções. Mantas, cobertas, cobertores e outros produções são vendidos com boas condições de pagamento e com descontos. Tem produtos com até 50%. Os descontos devem seguir até o final de agosto. As divulgações são feitas na calçada e nas redes sociais
— Nesta época trocamos a estação, é uma época que a liquidação mexe um pouco (positivamente nas vendas) — diz Daniela Pereira, caixa da loja.
Prataviera com promoções
O Prataviera Shopping inicia, no sábado (31), um movimento nas lojas para impulsionar o comércio. Até o dia 6 de setembro, será feita uma liquidação de inverno. O centro comercial está com uma projeção de crescimento de 30% nas vendas com essa ação. O Prataviera abre de segunda a sábado, das 9h às 20h.