O mercado formal de trabalho de Caxias do Sul começou 2024 no azul. É o que indicam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo governo federal nesta sexta-feira (15). Em janeiro, o número de contratações (8.409 ) superou o de demissões (6.674), o que resultou em um saldo positivo de 1.735 carteiras assinadas. A indústria foi o setor que se destacou, com geração de 784 vagas, seguida pela agropecuária (695) e serviços (195). Nenhum setor teve desempenho negativo no período.
O desempenho do primeiro mês do ano significa uma retomada após o mês de dezembro registrar o maior saldo negativo de 2023, com saldo de -2.225 postos de trabalho. Os dados também revelam que este é o janeiro com o maior saldo desde o ano de 2021, quando foram geradas 1.815 vagas. Em 2022 e 2023, o desempenho foi mais tímido, com 677 e 427 postos de trabalho, respectivamente.
Ocupação em janeiro em Caxias do Sul
Para o professor e economista Mosár Leandro Ness, o fato de a indústria liderar as contratações é motivo de comemoração. Em dezembro, o setor foi o que teve desempenho mais negativo, com saldo de -1.040 vagas, seguindo um movimento natural e até esperado no ajuste do quadro de funcionários.
— A indústria novamente lidera o ranking, e isso é muito bom, porque denota que nós ainda não perdemos o fôlego no carro-chefe da nossa economia. Em seguida, temos a agropecuária com 695 vagas. Isso é o efeito da colheita das safras de verão que aconteceram ao longo de janeiro e fevereiro. Temos um volume grande de contratações, mas essas contratações são sazonais. Ao contrário da indústria, que tende a manter o funcionário por mais tempo empregado — avalia Ness.
Para o economista e professor do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Gustavo Bertotti, os dados demonstram uma retomada geral na contratação de trabalhadores, seguindo o cenário estadual e nacional, que também tiveram números positivos no começo de 2024.
— Os dados dão uma perspectiva positiva (para o ano). Hoje, nosso mercado de trabalho é forte. As empresas estão contratando. Embora dezembro tenha sido um pouco impactado, o Brasil vem com uma combinação de mercado de trabalho aquecido, juros em queda e um processo de inflação baixa, resultando numa atividade econômica forte. Por outro lado, se tem uma preocupação muito grande com a inflação neste ano — observa Bertotti.
A construção civil e o comércio foram os que menos contribuíram para o saldo positivo de vagas em Caxias do Sul em janeiro, com nove e 95 carteiras assinadas no período, respectivamente. No entendimento de Bertotti, a baixa contratação de trabalhadores na área da construção tem relação com o cenário nacional, onde a comercialização está voltada, principalmente, para imóveis de luxo.
— O que move a construção civil são imóveis de classe C, os quais dependem muito de financiamento imobiliário, que hoje está extremamente caro. Vai ser um dos últimos setores a retomar —opina o professor e economista.
Desempenho em alguns municípios da Serra*
Para empreendedora, falta mão de obra comprometida
— Temos vagas constantemente em aberto, mas se tem uma dificuldade muito grande para conseguir funcionário. Hoje, eu poderia contratar 10 pessoas.
A fala de Elisabete Breitembach representa o anseio de muitos empreendedores em Caxias do Sul. Ela e o marido estão à frente da Floricultura Excelente, localizada no bairro Kayser, com equipe de cerca de 30 pessoas.
Para Elisabete, a maior dificuldade não é encontrar mão de obra qualificada — porque a empresa oferece treinamento para os funcionários — mas, sim, pessoas comprometidas em permanecer na função:
— Tenho orçamentos prontos, aprovados, mas não tenho gente para executar. É um trabalho simples, não precisa ter experiência, ensinamos, damos treinamento de segurança. Mas eles (candidatos) vêm, ficam 30 dias e começam a faltar. Parece que falta comprometimento — comenta a proprietária.
A empresa atua em dois setores: no comércio e nos serviços, uma vez que vende flores e plantas e também oferece jardinagem em empresas, condomínios e para residências. Em janeiro, o empreendimento abriu vagas. Uma das pessoas efetivadas foi encaminhada pelo Agência do Sine e permanece trabalhando.
368 vagas no Sine
Um termômetro do mercado de trabalho formal caxiense é a Agência do Sine. Apenas para esta sexta-feira (15) estavam disponibilizadas 368 vagas para as mais diversas funções.
O Sine está localizado na Rua Bento Gonçalves, 1901, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. As senhas para atendimento são distribuídas das 8h às 9h30min para o período da manhã e das 13h às 14h30min à tarde. Confira diariamente as vagas atualizadas para Caxias no link: gzh.rs/fgtascaxias.