Empresas de diferentes países encontram no espaço da Mercopar 2023 a oportunidade de aumentar os próprios negócios, fazer networking ou conhecer as possibilidades oferecidas em uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina. Nesta quarta-feira (18), segundo dia do evento, que se encerra sexta-feira (20), o público se encontrou no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, para trocar ideias, fazer negócios e conferir conteúdos com foco em ESG (sigla que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa dentro das empresas).
Proveniente de um local 17,5 mil quilômetros distante de Caxias do Sul, a empresa chinesa Bodor desembarcou na feira com as gigantes máquinas de laser e de corte a laser digital. Conhecendo e acompanhando o mercado de máquinas, tecnologia e inovação há cerca de 15 anos, a empresa com filiais em 140 países já participou de outras edições da Mercopar e sabe da potência do evento para a expansão dos próprios negócios.
— Conseguimos muitos clientes, temos o que eles precisam e sabemos da grandeza do mercado de tecnologia aqui na América Latina. Queremos expandir neste ano as nossas vendas. Estamos em contato maior com a Coreia do Sul atualmente e vemos a feira como um mercado de possibilidade para que possamos exibir nossos produtos, nossa tecnologia e inovação, assim como conquistar mais espaço não só na Ásia, como em diversos países do mundo — conta o engenheiro da Bodor, Jian Wang.
A vizinha Argentina também está presente no evento com o Grupo Baw. Fundada em Buenos Aires há 30 anos, a empresa tem uma filial em Caxias do Sul há 20. Com inovações em solda e corte em laser, o Grupo Baw desembarcou na feira com o objetivo de atingir R$ 3 milhões em vendas.
— Trouxemos algumas inovações e tecnologias que foram desenvolvidas na Argentina e particularmente buscamos mostrar nossa estrutura para o público, nosso time de engenharia e estamos exibindo novidades como robô colaborativo com fonte sinérgica, a linha de tochas, a linha de cortes, e o nosso objetivo são as vendas. Temos muitos lançamentos e estamos com sangue no olho, porque ano passado vendemos cerca de R$ 1 milhão. Neste ano temos uma meta maior para atingir — conta o gerente de produto da empresa, Marcelo Bertolo.
Com representantes da Hiwin Taiwan, a filial Mectrol, com fábrica instalada em Caxias do Sul, participa da Mercopar pela 18ª vez. Logo no segundo dia de feira, a empresa já tinha conseguido realizar um contato de venda para compradores do Canadá.
— Nosso objetivo é justamente esse, fazer networking, conquistar clientes, vender nosso produto e também reforçar a nossa proximidade com clientes antigos. Tivemos uma visita de canadenses que precisavam de um motor linear. Fizemos esse contato e, provavelmente, não será a nossa filial que vai vender esse produto, mas passamos esse contato para a filial dos Estados Unidos e, a partir disso, a venda está concluída — conta o engenheiro de vendas, Eduardo Del Rio.
De acordo com o engenheiro, a partir de contatos feitos na Mercopar, todas as filiais da empresa de Taiwan têm acesso a possíveis compradores dos produtos para que as vendas ocorram em diferentes países do mundo.
Ao contrário das três empresas anteriores, os robôs industriais da japonesa Yaskawa desembarcaram na Mercopar pela primeira vez na edição deste ano. Com sede nacional em São Paulo, a empresa viu na feira uma possibilidade de expor os produtos que fabrica e mostrar que está presente, também, no Sul do país.
— Já temos clientes aqui no Sul e tomamos a decisão de participar desta edição por ser uma feira importante na região. Para essa primeira participação, trouxemos modelos dos nossos produtos mais vendidos e já recebemos algumas visitas boas. Nossa intenção é mostrar que a Yaskawa está presente aqui no Sul e fazer a propaganda da nossa marca — conta o expositor Fabio Borsato.
Ao todo participam da 32ª Mercopar visitantes de 13 países e entre os expositores estão companhias da Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, China, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal, Taiwan e Turquia. Entre as participantes das Rodadas de Negócios estão empresas da Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru e Portugal.