O Parque da Festa Nacional da Uva receberá a maior Mercopar de todas. Em montagem desde o início do mês, a edição terá mais de 610 estandes, superando os 512 do último ano. Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a feira de inovação industrial promete atrair milhares de visitantes para Caxias do Sul, entre 17 e 20 de outubro. Nesta edição, o evento terá como tema o ESG, sigla em inglês que significa governança ambiental, social e corporativa. Ou seja, práticas que melhorem diretrizes de negócios a partir destes três aspectos.
A analista de competividade setorial do Sebrae, Beatriz Sudbrack Lehmen, conta que a grandiosidade desta edição é vista desde a montagem. São mais de 800 pessoas envolvidas, de forma direta ou indireta, trabalhando duas semanas para deixar tudo pronto para quatro dias de evento, que pela primeira vez será totalmente carbono neutro, que significa reduzir onde for possível as emissões de gases poluentes.
— Será a maior Mercopar da história da feira. Números recordes de absolutamente tudo. Ocupação de 100% do Centro de Eventos. Literalmente todos os cantinhos ocupados — descreve Beatriz.
Ainda não há projeções de visitantes ou da geração de negócios, já que o termômetro é visto no início da feira. Porém, em 2022, foram R$ 430 milhões em negócios e mais de 35 mil visitantes.
Entre os expositores, a participação de startups também é maior em comparação ao ano passado. Nesta edição, são 98 espaços disponibilizados, contra 80 da última edição, o que representa um aumento de 22%.
Lançamentos destacam-se na programação
A programação da Mercopar volta com atrações consagradas, mas também com novidades, com mais de 270 horas de conteúdo em cinco palcos. No espaço Mercopar Inovação, a gaúcha Pix Force Tecnologia lança a Pix Safety, uma plataforma web capaz de identificar falhas na segurança do trabalho por meio de monitoramento 24 horas e inteligência artificial.
— Apesar deste conhecimento já existir há bastante tempo, somente agora foi possível aliar câmeras, computadores, inteligência de alta capacidade e baixo custo — explica o gerente comercial da empresa, Carlos Henrique Bischoff, sobre a novidade.
Outra startup gaúcha, a Meta Safety, chega também com uma solução tecnológica para a segurança do trabalho. Também no espaço inovação, visitantes poderão testar um game de realidade virtual que simula a subida em uma escada de marinheiro, frequentemente utilizada em estruturas industrais.
— No Brasil, somos os únicos que fornecemos treinamento no metaverso com carga horária completa, conforme a norma regulamentadora (NR-35), e com emissão de certificado. Identificamos essa oportunidade em função do sucateamento dos treinamentos existentes no mercado — comenta a co-fundadora do Meta Safety, Deise Sprenger.
O treinamento tem duração de uma hora e quatro fases distintas, com a oportunidade até de identificar fobias em um ambiente seguro. Na Mercopar, os visitantes poderão utilizar óculos de realidade virtual, vestir os EPIs dentro do game e realizar a vivência na prática.
Além disso, a feira retorna com o Desafio Sebrae Like a Boss, conhecido como uma batalha de startups com o objetivo de promovê-las, e a rodada de negócios, que nesta edição deve contar com 30 empresas da América Latina, Estados Unidos e Europa.
PROGRAME-SE
O quê: 32ª Mercopar - feira de inovação industrial
Quando: de 17 a 20 de outubro.
Onde: no centro de eventos e nos pavilhões 1 e 2 do Parque da Festa da Uva.
Mais informações: www.mercopar.com.br.