Quem visitar o Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva até domingo (3) poderá ter um passeio pelo futuro. A primeira Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletric Move, iniciada nesta sexta-feira (1º), leva os visitantes ao mundo da mobilidade elétrica. Além de expor carros, motos, vans, ônibus e caminhões elétricos, a feira entra nos detalhes mecânicos desses veículos e ainda apresenta inovações para o setor, como o sistema que transforma caminhões à combustão em híbridos plug-in. Tudo, inclusive, sem perder a história, já que no local há uma exposição de carros antigos - com um dos primeiros a circular em Caxias do Sul, o Dodge Brothers de 1920.
Um dos idealizadores e realizadores da Eletric Move, Edson Néspolo lembra que o evento é justamente para promoção do assunto para todos os públicos. Neste caso, por mais que exista a possibilidade de negócios para os expositores, o objetivo é popularizar um tema que, por mais que pareça pertencer ao futuro, já é uma realidade para muitas pessoas e setores no mundo e no Brasil.
— Estamos muito felizes. Notamos que é uma questão nova, mas que desperta nas pessoas muito interesse porque remete a sustentabilidade, mas carregado de muita inovação e tecnologia. Tudo isso é fantástico. Estamos felizes porque conseguimos compatibilizar a sustentabilidade com a questão de demonstrar o potencial de Caxias, da região e do Brasil naquilo que vemos na feira — observa Néspolo.
Com a boa avaliação, a segunda edição da Eletric Move, ano que vem, foi confirmada durante a abertura oficial. Será entre os dias 7 e 10 de novembro de 2024, novamente no Centro de Eventos.
Na abertura estava um público interessado, que ganhou o reforço animado de alunos de escolas municipais levadas à feira. Além dos expositores, a Eletric Move tem programação na sexta e sábado (2) com palestras e painéis sobre temas ligados a mobilidade elétrica — domingo (3) será mais para visitação. Quem foi para adquirir mais conhecimento e gostou do que viu no evento foi o mecânico Alax Júnior dos Santos Silva, 20 anos.
— Estou começando agora nesta área de mecânica e achei bem bacana. E é minha intenção começar a trabalhar com isso (carros elétricos), se não vou ficar para trás — conta Silva.
A reportagem do Pioneiro visitou o primeiro dia do evento para ver as novidades. Confira abaixo alguns dos destaques que podem ser conferidos na Eletric Move:
Exposição de veículos
No primeiro piso do Centro de Eventos, os visitantes se deparam com uma linha do tempo especial para Caxias. Em parceria com a Sociedade Caxiense de Automóveis Antigos (SCAA), a Eletric Move apresenta os primeiros carros a circularem pelo município, como o Dodge Brothers. Há ainda modelos como o popular Fusca e, para os mais contemporâneos, o Fiesta. A exposição, que não esquece da história automobilística da cidade e do país, traz uma origem para os modernos veículos elétricos que os participantes podem conferir.
A evolução da mecânica
Ao conversar sobre veículos elétricos, um apontamento recorrente é sobre a manutenção, por ser algo novo no mercado. Visando essa necessidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) traz um estande que apresenta a evolução da mecânica à combustão para a elétrica. Para isso, como descreve o coordenador técnico de ensino Antônio Carlos Lopes, o espaço conta com um motor à combustão, utilizado em inúmeros cursos do Senai; um kart elétrico, que é projeto dos alunos Dionathan Gomes, Miguel Izotton e Wesllei Arnt; e um veículo Fiat 500 elétrico.
— Nós trouxemos um motor montado e aberto para demonstrar a complexidade de quantidade de peças para manutenção e mecânica, ao passo que o elétrico são três componentes: bateria, inversor e motor — explica Lopes.
A exposição é uma amostra do que está por vir no mercado. O coordenador lembra que os professores do Senai estão sendo capacitados neste ano sobre os modelos híbridos e elétricos, para que, a partir do próximo ano, se possa iniciar a oferta de cursos para esta nova mecânica.
— Temos duas aplicações (na feira), aplicação educacional no kart, que é um projeto dos alunos que fizeram a eletrificação, que transformaram da combustão ao elétrico, e um veículo elétrico. Sempre vamos manter os cursos de mecânica à combustão, porque é um mercado que vai perdurar por muitos ano. Mas estamos nos preparando para os híbridos e elétricos — conclui o coordenador do Senai.
Criando um carro elétrico
Um veículo Palio transformado é um dos destaques da Eletric Move. Isso porque a Mercosul Motores, em parceria com a Vinnig Componentes, do Rio de Janeiro, eletrificou o carro especialmente para a feira. O modelo, que existe apenas com motor à combustão, ganhou o motor elétrico - o que até espanta alguns visitantes. Quem passa pelo espaço nota o veículo de capô aberto e com aparente falta de componentes do motor. Porém, a sobra de espaço é simplesmente porque, ao ser eletrificado, o carro conta com menos peças.
Como explica o analista técnico da Mercosul Motores, Paulo Ademir de Oliveira, a conversão ainda é nova para veículos de passeio. O método é mais utilizado em veículos de serviço, como carros de golfe e agrícolas, que também estão expostos no espaço. O estande tem ainda a parceria da Associação Serrana das Empresas de Reparação Veicular (Aserv).
A transição ocorre por meio do Inversor de Frequência para Tração Elétrica, componente que é ligado a uma bateria de lítio e ao motor. Oliveira calcula que a autonomia média do veículo, que passa a ser 100% elétrico, é de 200 quilômetros na cidade. Sobre a bateria, testes apontam durabilidade de 6 mil ciclos - ou seja, 6 mil recargas. O investimento para esta mudança está a partir de R$ 30 mil.
— Viemos com a proposta de kits. O grande segredo é o aparelho (o inversor). Fazer motor. É um motor convencional, mas tu precisa daquele aparelhinho. Aqui é uma forma de se mostrar para o mercado — relata Oliveira.
O Palio, assim, torna-se um exemplo de como é possível a eletrificação. Oliveira, porém, dá o aviso de que o processo ainda é demorado, então no momento surgem interessados que têm um perfil de experimento e inovação.
Inovador caminhão caxiense
A Eletric Move também tem um lançamento aguardado. A caxiense H2tech apresenta na feira o sistema E-Trax, que transforma caminhões à combustão em híbridos. O programa é inédito na América Latina e no espaço está o primeiro veículo transformado do continente. O sócio-proprietário Henrique Mateus Eckert destaca que a novidade surge como uma solução criativa para reduzir o gasto de transportadoras com diesel, além de fortalecer a luta contra a poluição.
— O caminhão a diesel passa a funcionar com diesel e elétrico. O E-Trax é composto por bateria, motor elétrico e sistema de controle, desenvolvido por nós. Ele passa a auxiliar o motor a diesel. O propósito dele é economizar combustível. A projeção é de 20% a 30% de economia — explica Eckert.
Assim, a partir do sistema, o motorista pode escolher entre utilizar o diesel ou carregar a bateria com energia elétrica, já que o veículo vira um híbrido plug-in. Como é comum nos modelos híbridos, existe uma geração de energia em situações de desaceleração ou frenagem. Com isso, o gasto do combustível é reduzido por conta do motor elétrico.
— O que entendemos é que o mercado de frotistas, as transportadoras e até os autônomos têm como maior gasto o combustível. Nós pensamos o que poderíamos fazer para que eles consigam ter mais eficiência operacional — destaca o sócio-proprietário, lembrando que o projeto levou quatro anos para ser desenvolvido.
O custo do sistema está na faixa de R$ 380 mil, que, conforme Eckert, é a economia que pode ser gerada com combustível em 22 meses. Para a feira, a empresa está trazendo um preço promocional de R$ 298 mil para expandir o mercado.
Serviço e programação
A Eletric Move segue até domingo (3), no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva.
- Funcionamento: sábado e domingo (10h às 20h)
- Entrada: gratuita, com sugestão de contribuição de um quilo de alimento não perecível
- Inscrição para palestras: no site
Painéis de Sábado (2)
- 13h45min: Infraestrutura de qualidade na mobilidade elétrica, com Rodrigo Leão Mianes
- 14h30min: Case Mercosul: a solução brasileira para o desafio energético, com Carlos Eduardo França
- 15h15min: Energias alternativas para a mobilidade, com Tiago Cassol
- 15h45min: Eficiência na operação: a revolução na eletrificação das frotas, com Roberto Poloni
- 16h15min: Materiais avançados e mobilidade, com Diego Piazza
- 16h45min: Drones elétricos nas aplicações de segurança, indústria e agrícola, com Ulf Bogdawa (Sindag)
- 17h15min: Indústria inteligente: onde tecnologias emergentes e os pequenos negócios se cruzam, com Fabiano Dallacorte
- 17h45min: Soluções para negócios e cidades sustentáveis, com Guilherme Sebben
- 18h: Entrando na mente de usuários e entusiastas, com Sabrina Canto, do blog Vou de Elétrico