Trabalhar com a autoestima do cliente é uma tarefa complexa e que requer que o profissional conquiste a confiança do público. Afinal, a estética influencia no dia a dia das pessoas, desde o mercado de trabalho até nas relações afetivas. Sendo assim, cada vez mais profissionais buscam se diferenciar no mercado da beleza para atrair e fidelizar o consumidor que busca pelos respectivos serviços.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Caxias do Sul, há 3.044 CNPJs registrados na categoria Microempreendedor Individual (MEI) no ramo de cabeleireiros atualmente. Já para o setor de serviços estéticos, que compreende também as atividades de manicure e pedicure, por exemplo, são 1.411 CNPJs. Além disso, existem aqueles profissionais que ainda estão irregulares, ou seja, que não têm CNPJ, mas que atuam na área.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Élvio Gianni, explica que muitos empreendedores do setor sofreram com endividamento durante o período da pandemia, com a falta de público em virtude das restrições, mas que, agora, os dados e as percepções do dia a dia mostram que o setor segue crescendo.
— O que a gente percebe, agora, é que o pessoal se reestruturou. Vários estão vindo até a Sala do Empreendedor (espaço na prefeitura de Caxias dedicado a atender as demandas dos MEIs) para fazer a regularização das dívidas do imposto. Então, eles vêm aqui e a gente orienta e explica — afirma.
Mesmo durante o período mais crítico da pandemia, os serviços de beleza continuaram em evidência. Apesar dos serviços de penteados, produções para eventos e maquiagem terem sofrido com a falta de eventos no período, outros procedimentos ganharam força. O diretor da Chronos Escola, Evandro Thomazoni, conta que os cursos de sobrancelhas, manicure e micropigmentação de sobrancelhas, assim como formações mais voltadas para a área da saúde, como drenagem pós-cirúrgica, microagulhamentos e massagens com pedras quentes tiveram grande procura nos últimos anos.
— O Brasil é um dos países que mais consomem beleza, estamos parelhos com os Estados Unidos nessa procura. A estética cresceu tanto porque o pensamento brasileiro é muito focado na estética. A nossa expectativa é que até 2030 o setor cresça 14,5% — projeta Thomazoni.
Ele conta que, apesar do número de CNPJs na área ser expressivo, é um mercado com constante demanda. O conselho do diretor, que também é professor há mais de 30 anos, é tornar-se um expert na área escolhida.
— Você tem que sair da zona de conforto, em qualquer profissão. Trabalhando com beleza, a pessoa também precisa da imagem pessoal, precisa passar uma impressão que dê confiança sobre o seu trabalho. Outra coisa importante é investir bastante no ambiente de trabalho, tendo um ambiente higiênico, agradável, com algum diferencial — diz.
Segundo o diretor, um impulso para aumentar o número de profissionais no setor foi o desemprego durante o período mais crítico da pandemia. Ele conta que percebeu muitas pessoas começando a empreender na área.
— Tem vários cursos que a formação não é cara e o tempo para colocar a pessoa no mercado é rápido, como manicure, por exemplo. É barato, perto das possibilidades do mercado. Outra coisa que percebemos muito nos últimos tempos é a faixa etária do público que procura os cursos: a faixa etária girava muito entre 18 a 30 anos. Agora, a gente tem vários alunos de 50 a 55 anos e também muitos homens têm procurado — afirma.
Além dos salões de beleza tradicionais, com serviços de maquiagem, design de sobrancelhas, manicure e pedicure, que seguem em alta no mercado, o mercado masculino também ganhou força. Com a crescente no setor de barbearias, Thomazoni explica que já é possível perceber que os homens perderam o medo de "gastar dinheiro" com estética. A barba alinhada e o famoso "cabelo na régua" ganharam o gosto masculino.
Ambiente e atendimento descontraídos chamam a atenção
Para ganhar o gosto do público masculino, a Barbearia Galo Véio, em Caxias do Sul, investiu em um ambiente clássico, inspirado nos anos 70. Com uma proposta de ser um local para conversa e troca de ideias, a barbearia não conta com televisão ou mesas de sinuca, mas, sim, revistas, gibis e jornais, além do cafezinho, refrigerante e cerveja, para quem quiser relaxar depois de um longo dia de trabalho.
A proposta, nascida em 2017, veio da inquietação do sócio-proprietário Juliano Nunes. Natural de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, ele conta que passou por salões na cidade natal, na Capital e até em São Paulo, mas que decidiu abrir um negócio em Caxias do Sul quando se mudou para a cidade para casar.
— A gente sempre deixou as cadeiras em movimento, viradas para o lado, para quando a galera que estivesse em espera pudesse conversar com a galera que estivesse sendo atendida, fazendo um círculo de conversa. A galera troca informação, fala sobre cultura, sobre futebol e música. Isso acabou sendo um diferencial nosso, além do serviço tradicional e clássico que a gente sempre ofereceu — explica Juliano.
Apesar de existir um estigma quando se fala em beleza masculina, Juliano conta que os clientes não têm medo de aceitar indicações de produtos por parte dos barbeiros. Ele explica que a ideia foi se tornar referência no assunto, para que, quando indicar um produto ou um procedimento, o cliente sinta confiança.
— Se o cara está tendo muita queda, a gente consegue indicar um profissional. Se tem muita caspa, indicamos um produto. Se a gente vê que o cabelo ou a barba do cara estão ressecados, a gente consegue indicar o produto específico dentro do que a gente oferece e usa aqui — exemplifica.
No estabelecimento, alguns cortes não são feitos pelos barbeiros, respeitando a ideia inicial da barbearia. É o caso do modelo new school ou dos desenhos no cabelo. O estilo clássico é mantido tanto no ambiente quanto no trabalho.
Democratizar o acesso à beleza
Para a sócia-proprietária dos salões Differenza e da Soffio Escovaria, Liamara Pereira, a beleza precisa alcançar desde a classe alta até as mais baixas. Por isso, a democratização do acesso aos serviços é um dos objetivos da empresária.
Com três salões em Caxias e com propostas diferentes, ela, que é manicure, e a irmã, Inajara Pereira, que é depiladora, investiram em uma proposta diferente para a beleza: um serviço de qualidade, mas no modelo express e com preços acessíveis. Ou seja, sem necessidade de hora marcada: basta chegar na Soffio Escovaria e escolher entre os serviços oferecidos no local. As outras unidades comandadas pelas irmãs têm uma linha de atendimento mais exclusiva, com horário marcado e o serviço mais tradicional, desde o corte kids ao espaço especial para os homens e o local projetado para as mulheres.
— Percebemos, com muita pesquisa de mercado, que a mulher mudou muito. Ela ficou moderna, trabalhando fora, querendo também se envolver mais com família, por isso surgiu a proposta express. A mulher quer entrar e sair rápido do salão, com ou sem hora marcada. Por exemplo, deixar os filhos na escola e vir fazer uma escova — contextualiza.
A sócia conta que, nas pesquisas de mercado, entendeu que todo o tipo de cliente, desde a classe A até a classe C, busca por ambiente confortável, bonito e um valor justo pelos serviços.
— Além de um ambiente instragramável, a cliente busca saber quanto ela vai pagar, aqui não tem susto. A gente vê que aqui atendemos a "patroa" e a "funcionária", a gente vê que tem gente que guarda dinheiro para poder ter seu momento aqui — conta Liamara.
Para conquistar e atrair clientes, o diferencial é atender com qualidade sob a demanda de quem passa pelo salão. Além dos tratamentos e procedimentos que são oferecidos no salão "carro-chefe" das irmãs e sócias, o atendimento expresso com qualidade tem atraído mais pessoas. Inclusive, Liamara destaca que, entre os negócios das irmãs, a Soffio Escovaria foi a que mais cresceu desde o fim das restrições da pandemia.
Além de escova e hidratação para cabelos, as irmãs perceberam que design de sobrancelhas e maquiagem, tudo no modelo express, também eram demandas da mulher moderna. A técnica de depilação egípcia, feita com um fio que remove os pelos pela raiz, é uma das utilizadas na escovaria, além da clássica feita com pinça.
— Até a maquiagem é no modelo rápido, que a gente consegue suprir a necessidade da cliente no caso de alguma "emergência", ou de última hora.
Momento para se conectar com si mesma
A beleza natural é uma tendência que vem crescendo e se popularizando no mundo todo. Seja na maquiagem, no design de sobrancelhas ou nos cílios, cada vez mais mulheres têm buscado profissionais que trabalhem os traços de forma natural. A empreendedora Carolina Marques Guerra, proprietária do CG Espaço, apostou em um ambiente de relaxamento e conexão para conquistar a clientela que se identifica com a beleza natural.
Apesar de ter feito algumas formações na área da estética, Carolina conta que nenhuma delas abordava a beleza de forma natural. Por isso, passou a estudar sobre essa área, que ainda é relativamente nova.
— Eu comecei a ficar um pouco incomodada e fazer outros cursos de consultoria de imagem, coloração pessoal (um teste que analisa o subtom de pele e identifica as melhores cores para cada um, podendo deixar o rosto com aspecto mais harmônico e saudável, suavizando olheiras, rugas e manchas), visagismo e coisas que não abordavam na faculdade. Eu acabei decidindo ir para essa área onde eu conseguisse trabalhar mais a beleza natural — conta.
Ela explica que a vontade de atender pensando na naturalidade veio de uma experiência pessoal, já que, quando era adolescente, os padrões de beleza eram extremos e isso a desconectava da sua própria autoestima. Além disso, conta que o ambiente de salão de beleza sempre foi algo que incomodou, porque era barulhento e movimentado. Por isso, quando abriu seu próprio espaço para atendimento, a ideia foi de tornar o atendimento e o ambiente propícios para o relaxamento da cliente.
— Eu não vendo um procedimento, as clientes vêm aqui justamente pela experiência que é viver o momento. Quando eu quis atender num espaço onde eu pudesse botar o meu jeitinho, era com a intenção de fazer todo mundo relaxar e eu relaxar junto. É um momento em que as pessoas saem daqui depois de ter tido um destaque da sua beleza — explica Carolina.
No CG Espaço, os procedimentos são todos com foco de destacar a beleza natural da cliente, sempre com cuidado para preservar os traços únicos de cada uma. Carolina conta que não quer transformar o rosto da cliente, mas, sim, destacar o que já é dela.
— As clientes falam "nossa, estou saindo daqui muito leve, eu tava muito agitada". Tem muitas que dormem na maca, que elas vão para outro lugar e depois voltam. Elas saem daqui reenergizadas, que é o objetivo — diz.
Tradição e inovação para seguir em destaque
Vindo de uma família que trabalha com beleza desde 1935, Nelson Camassola é da terceira geração da família a trabalhar com isso. Desde 1980, ele começou a atuar, principalmente, para juntar dinheiro para fazer faculdade, mas descobriu que o empreendedorismo era o caminho com o qual se identificava mais.
Atualmente, o salão fica localizado em um imóvel próprio, pensado especialmente para ser um espaço confortável para os clientes. A sala tem estacionamento próprio, com capacidade para 22 veículos, cadeiras de lavatório que fazem massagem, importadas da Itália e todo o fornecimento de energia com fonte limpa.
— Entre 2007 e 2015, eu trabalhei com construção civil e aqui foi um dos prédios que eu construí. Quando visualizei esse endereço, eu percebi que eu podia ter um espaço diferenciado, projetado do início ao fim para ser um grande salão. Uma das coisas que mais me motivou foi o estacionamento privativo, porque eu tinha um bom endereço antes, porém o estacionamento era uma dificuldade. Isso nos deu bastante diferencial em relação aos concorrentes — conta.
Hoje, o salão conta com o trabalho de 40 profissionais, como cabelereiros, maquiadores e manicures. Inclusive, alguns profissionais comemoram mais de 20 anos de trabalho no local. E isso, segundo Nelson, é fator determinante para fidelizar o cliente:
— Nós temos clientes que frequentam o salão há 42 anos, por exemplo. As minhas clientes, entre 60% e 70%, já têm, no mínimo, 10 anos de casa. Tem outras com 30 anos, por exemplo. Pra mim, é muito importante ter na minha equipe profissionais de muito tempo: o cliente se sente mais seguro.
Com a ideia de inovar ainda mais, o salão anuncia uma novidade, prevista para o final de outubro, que é um SPA no local. A ideia é contemplar noivas, debutantes e formandas, mas também servir como uma opção de presente. O espaço vai contar com ofurô, massoterapia, espumantes e frutas para tornar a experiência ainda mais exclusiva.
— A pessoa pode passar a tarde aqui, com um atendimento todo personalizado dentro daquela sala, com banho de ofurô, spa dos pés, massagem, reiki, drenagem facial. Um espaço reservado com todos os atendimentos feitos nesta sala especial — revela Nelson.
Ele conta que a iniciativa surgiu porque percebeu que nas grandes capitais já é uma tendência, como em Porto Alegre e São Paulo. Ele aproveitou a oportunidade de utilizar um espaço que estava vazio no complexo comercial para trazer a novidade.
— Nos nossos outros endereços, a cada cinco ou seis anos, eu fazia uma reforma. Mas, como nosso salão ainda está muito atual, a gente acha que não precisa fazer isso. Então, é para trazer uma novidade, chamar atenção no mercado. Porque a gente sempre foi muito inovador — orgulha-se.