O tradicional combo "meia-cueca-cinto", eventualmente complementado com algum outro item de uso pessoal, ainda é o presente esperado por muitos pais que vivem em Caxias do Sul, para o segundo domingo de agosto. A celebração do Dia dos Pais, porém, pode tornar-se ainda mais inesquecível se o presente adquirido pelos filhos ou demais familiares for, além de útil, compatível com os interesses e necessidades do homenageado, independentemente do valor a ser investido nele. Mas como fazer a escolha certa?
Para a psicóloga Débora Frizzo, doutora em psicologia do desenvolvimento humano, o primeiro passo é "ver o pai como um indivíduo".
— Assim como se fala em não presentear a mãe com uma panela para cozinhar para a família, também não vai dar uma furadeira pra que ele arrume a casa. É importante ver o pai como um indivíduo, que tem gostos próprios e diversos — afirma a especialista.
Para chegar a este entendimento, a especialista dá algumas dicas:
:: Observe o dia a dia de seu pai, o que faz nas horas vagas, que tipos de programas gosta de fazer fora do horário de trabalho.
:: Antes de sair comprando qualquer coisa que esteja em promoção, tente perceber o estilo e o gosto de seu pai, optando por algo que ele realmente vá aproveitar.
:: Compre o presente pensando nele e não nas coisas que você gosta.
:: Independente do que for adquirido, o objetivo é oportunizar uma sensação prazerosa a partir do presente.
Investimento revertido em qualidade de vida
Um jantar, um passeio ou mesmo algum atendimento que proporcione mais qualidade de vida a quem recebe pode ser uma alternativa de presente. Neste caso, um item material, que corre o risco de ficar engavetado, dá lugar a sensações, memórias e benefícios pessoais que uma experiência, individual ou em família, pode proporcionar.
— Hoje temos uma nova maneira do homem se posicionar em relação a isso. Ele passou a consumir e ser presenteado com algo que possibilite olhar para dentro dele. Experiências são presentes com muito valor agregado, que oportunizam qualidade de vida e podem, muitas vezes, dar início a uma jornada de autocuidado — afirma Ney Ricardo de Alencastro Stedile, coordenador da Diretoria de Saúde da Câmara da Indústria, Comércio (CIC) e Serviços de Caxias do Sul.
Ele, que é fisioterapeuta e empreende na área com a Mobilitare Saúde, diz ter percebido a adesão de clientes a diversos procedimentos, como massagem e limpeza facial.
— Pelo terceiro ano estamos fazendo ação de Dia dos Pais e acaba sempre lotando. São períodos que concentram mais clientes do sexo masculino, não tão adepto em outros períodos do ano — relata.
No Instituto Como, que oferece serviços de bem estar físico e mental, o público masculino representa 30% da clientela. Por lá, também há ação de Dia dos Pais com o intuito de aumentar o alcance dos benefícios oferecidos desde maio na cidade.
— A gente tem visto o aumento de interesse das pessoas por atividades voltadas ao relaxamento, porque a pandemia foi um período que deixou todos muito sobrecarregados emocionalmente. Abrimos o centro entendendo que as dores físicas muitas vezes ocorrem quando se atinge um limite emocional, e essas experiências de conexão, meditação, relaxamento, para as quais o homem culturalmente tem mais resistência, estão ganhando abertura — avalia a proprietária do instituto, também fisioterapeuta, Rita d'Haese.
As ofertas lançadas no final da semana passada, segundo ela, já estão atraindo interessados.
Lojistas se preparam para a data
No comércio, começam a surgir as primeiras vitrines alusivas à data na área central de Caxias do Sul. O movimento parece tímido em meio às numerosas vitrines que ainda surfam na onda cor-de-rosa do filme da Barbie e daquelas que estampam descontos promocionais de forma mais ampla. Em 2022, houve incremento de 15,2% nas vendas de Dia dos Pais em relação ao ano anterior, conforme dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul. O setor percebe uma certa movimentação referente à data, mas que deverá aumentar a partir do quinto dia útil do mês.
— Não é uma data que costuma ter antecipação e ainda não há como consolidar uma expectativa. Mas temos percebido algum movimento. A preferência nos últimos anos tem sido por tecnologia, equipamentos eletrônicos que os filhos identificam ser necessário aos pais. Mas o comércio de calçados, confecção, artigos esportivos e perfumaria também continuam sendo buscados para presentear nesta data — afirma o presidente do Sindilojas, Rossano Boff.
Embora o Dia dos Pais esteja longe de figurar entre as datas mais aquecidas, ficando atrás de Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Páscoa, lojas que atendem exclusivamente ao público masculino, como a Ferraro, têm a celebração como principal fomento às vendas do ano. Soma-se, ainda, a demanda para o período de formaturas marcado pelo final do primeiro semestre do ano, conforme avalia a gerente, Catrin Spada. Ela espera um incremento de 5% nas vendas em relação ao mesmo período no ano passado.
— Essa data pra nós é muito importante. Por sermos uma loja totalmente masculina, esperamos que este movimento aconteça. Estamos com as vitrines prontas, preparamos as mídias sociais com sugestões de presentes e investimos na promoção de jaquetas, peças leves e pesadas, que atinjam vários estilos de pai — afirma.
Em lojas como a Makro Calçados, que oferece artigos esportivos, vestuário, confecção, calçados e até mesmo os tradicionais cintos, meias e cuecas, a escolha dos clientes para presentear no Dia dos Pais é variada, influenciada por diferentes fatores, com explica a gerente de compras Marilise Concato.
— Tem algumas coisas que, por conta do calor fora de época, estão saindo menos. O pessoal está buscando itens que possam ser usados o ano inteiro e quem quer um presente mais em conta acaba recorrendo a itens de menor preço, como cintos, chinelos e bonés — afirma.