Este sábado (17) marca uma nova fase para o Parque do Caracol, em Canela. Um dos pontos turísticos mais conhecidos da Serra reabre sob nova gestão, a partir de contrato por concessão estadual. Desde o início de dezembro, o consórcio Novo Caracol/Tainhas administra o local, bem como o Parque do Tainhas, em São Francisco de Paula. A primeira ação foi justamente o fechamento de duas semanas para adequações.
Como explica o gerente do parque, Rafael Silveira, o investimento foi de R$ 800 mil. As novidades foram a renovação do estacionamento e das lojas, bem como revitalização das trilhas, com limpeza dos caminhos e sinalização nova. Além disso, houve renovação do elevador panorâmico e limpeza dos mirantes.
O parque teve uma média de 350 mil visitantes ao ano, nos últimos quatro anos. A expectativa é de aumentar este número. O próximo passo é entregar, nas próximas semanas, o plano diretor, prevendo novas atrações para o Parque do Caracol, que já conta com observatório panorâmico, a Estação Sonho Vivo (com passeio de trenzinho), as trilhas e o mirante.
— O plano diretor vai contemplar uma série de atrativos, que ainda não definimos, porque nós queremos primeiro entender o comportamento do nosso visitante dentro do parque para sermos mais eficientes — declarou Silveira.
Um dos objetivos da concessão, que será trabalhado em conjunto com o governo do Estado, é a preservação ambiental. O gerente informa que o plano com levantamento de todos aspectos do parque foi realizado e já foi entregue à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.
A secretaria da pasta, Marjorie Kauffmann, prestigiou a reabertura e afirmou que uma equipe própria da Secretaria atua junto com o consórcio para atuar na preservação, respeitando a particularidade do parque.
— Essas áreas com ativos ambientais foram criadas para que a população possa se aproximar. Mais do que isso, também serve como ativo que gera renda e economia para região, mas isso jamais pode perpassar o objetivo de preservação ambiental — declara a secretária estadual.
Neste momento, inclusive, o Parque do Caracol está gerando 150 empregos.
Como visitar
O Parque do Caracol funciona todos os dias, das 9h às 17h30min. Os ingressos custam R$ 75 para adultos, com isenção para pessoas nascidas ou moradoras de Canela (mediante documentação que comprove a informação), cadeirantes, guias de turismo inscritos no Cadastur e crianças até cinco anos.
Parque do Tainhas recebe primeiros investimentos em 2023
O Parque do Tainhas também está sob a nova administração. De acordo com o CEO do Consórcio, Sandro Fernandes, os investimentos iniciam em 2023 e novas atrações devem ser implementadas a partir de 2024.
— É importante salientar que o Parque do Caracol em Canela é uma atração já em operação com movimento significativo. No caso do Parque do Tainhas, vamos desenvolver um plano diretor junto com o poder concedente que respeite as características do ambiente e colabore para o desenvolvimento da região — informa Sandro.