A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul estuda a criação de um quarto Ponto de Safra no município. O assunto foi debatido na noite de segunda-feira (28) entre os feirantes, técnicos e gestores da pasta na Câmara de Vereadores. O novo endereço ainda está sendo avaliado, mas a intenção é de que seja na Zona Norte.
Atualmente, o Ponto de Safra é realizado em três locais, sempre às sextas-feiras, na Praça Dante Alighieri, na Rua Treze de Maio e na Rua Moreira César.
— Queremos que sejam contemplados também moradores de bairros, que assim terão acesso a produtos da estação vendidos diretamente pelos produtores rurais — justificou o secretário municipal da Agricultura, Rudimar Menegotto, acrescentando à reportagem que, possivelmente, o começo da operação ocorra somente no ano que vem.
Outro tema discutido no encontro foi o processo de revitalização do Ponto de Safra. O diretor técnico de gestão da secretaria, Fernando Vissirini Lahm dos Reis, detalhou que os participantes aprovaram a repaginação das bancas, com tamanho padronizado e uniformes para os feirantes. Ele ainda explicou que para cobrir os custos as associações de feirantes buscam possíveis parceiros na comunidade. Estas alterações também devem ocorrer apenas a partir de 2023.
Sobre o Ponto de Safra
É uma modalidade em que os hortifrutigranjeiros são vendidos em porções pré-definidas e a um preço fixo, sempre às sextas-feiras. Atualmente, cada sacola custa R$ 3, sendo que o peso de cada produto varia semanalmente.
Na Rua Treze de Maio (entre a Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos) a comercialização é das 6h às 16h. Já na Rua Moreira César (entre as ruas Os Dezoito do Forte e Sinimbu) a venda ocorre das 6h às 17h. E na Praça Dante Alighieri o atendimento é das 6h às 17h.