A 12ª edição da Zero Grau — Feira de Calçados e Acessórios, em Gramado, se encerrou nesta quarta-feira (23) com a presença de 12 mil visitantes nos três dias do evento. Os lojistas brasileiros encomendaram cerca de 70% da compras para o outono/inverno do próximo ano na feira, segundo informações da organização. O balanço também revela que a indústria conseguiu encaminhar cerca de 30% a 40% de sua produção do primeiro trimestre de 2023 nos três dias de evento.
A Merkator Feiras e Eventos, promotora da Zero Grau, diz que pelo menos 10% dos expositores já confirmaram presença na edição de novembro de 2023, que já soma mais de 150 marcas. Na edição de 2022, a feira teve 300 expositores com 1,2 mil marcas envolvidas. Âncoras, como o Grupo Beira Rio, lideram estas renovações de contratos para o ano que vem.
— Este é um fato é inusitado, pois, geralmente, a renovação de contratos se inicia nas semanas subsequentes da feira. Mas, desta vez, ocorreu este fato que chancela todo o sucesso da feira em diversos itens, desde a alta movimentação, fortes negociações, muita informação e uma fina sintonia entre a indústria e o varejo nacional e internacional do calçado — diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos.
Também o mercado externo contribuiu para os resultado. Daniel Del Barco, proprietário de Calçados Del Barco, localizado em San José, na Costa Rica, que fez quase 100% de suas compras da temporada fria na feira.
— Quase todo o estoque é comprado aqui, pois pouca quantidade compramos na Colômbia e o resto no Brasil, que tem muita experiência na exportação. Toda a negociação aqui é muito fluida e cômoda. Eu já vim oito vezes e gosto muito da Zero Grau. Todo o apoio que recebo é muito importante. São negócios que evolvem muito dinheiro, então temos que ter muito cuidado — diz Del Barco.