O dia dos preços baixos da Black Friday era aguardado por muitas pessoas para realizar as compras antes consideradas acima do orçamento. Que o diga Dalva Oliveira, 68 anos. A máquina de lavar roupas dela está estragada há cerca de um ano e meio. Ao ver em uma vitrine de uma loja de Caxias do Sul que um modelo de 15 quilos estava custando R$ 2.099, ela decidiu fazer o negócio. Sem os descontos desta sexta-feira (25), ela pagaria R$ 2.909.
— Se não fosse a promoção, não sei quando iria comprar. Eu e meu marido pesquisamos em duas lojas — admitiu a aposentada.
Ela economizou R$ 810 na compra. A rigor, foi um bom negócio. Mas numa loja próxima, o mesmo modelo estava à venda por R$ 2.041. Fosse uma compra pela internet, a vantagem seria ainda maior. Na tarde de sexta-feira (25), o aparelho adquirido por Dalva estava sendo vendido pelo valor de R$ 1.759 em uma loja online. Ou seja, seriam mais R$ 340 de desconto e a economia total passaria de mil reais. A diferença de preços mostra a concorrência no comércio para vender mais e os consumidores fazem a festa.
Apesar de a última sexta-feira de novembro ser considerada a data oficial da Black Friday, em Caxias muitas lojas iniciaram a campanha durante o mês. Algumas seguem com os descontos apenas até o sábado (26), outras estendem às ofertas até o dia 30.
Paulo Santos, 52, e Francieli da Rocha de Mello, 32, estavam há dois meses fazendo pesquisas na internet à procura de um celular. O valor do aparelho, sem os descontos, estava acima do pretendido pelos dois e chegava a R$ 1,7 mil.
— Nós estávamos pesquisando em lojas e na internet e sempre adiávamos a compra. Nunca a gente estava satisfeito com os valores — contou Paulo.
Com a promoção da Black Friday, o casal adquiriu não um, mas dois celulares pelo valor de R$ 2.378 (R$ 1.189 cada aparelho). A economia foi de quase 30%.
— Agora vou poder levar um celular pra mim e outro pra minha mãe — comemorou Francieli.
Pela internet, o mesmo modelo está à venda pelo valor de R$ 989,10. Também, neste caso, a economia poderia ter sido maior.
Lojistas avaliam movimento
A Black Friday em Caxias do Sul não agradou a todos os lojistas, pelo menos nesta sexta-feira (25). Para o gerente de uma loja de eletrodomésticos e eletrônicos, Guilherme Franco, as vendas estão 30% inferiores a 2021. A movimentação maior no estabelecimento ocorreu à tarde.
A gerente de uma loja de roupas e acessórios, que preferiu não se identificar, afirmou à reportagem que esperava muito mais na edição deste ano.
— Está bem abaixo que em novembro passado, acredito que algo em torno de 20%. Estamos vendendo mais peças da coleção de verão do que roupas que estão na promoção pela Black Friday.
Nem todos os lojistas ficaram insatisfeitos. Para Everton Soares, gerente de uma loja de eletrodomésticos, móveis e eletrônicos, a procura por televisores aumentou. A cada 10 vendas, quatro eram de aparelhos de TV.
— Começamos as promoções na quarta-feira (23) e seguimos até o dia 30. Já temos 80% da meta de vendas atingidas. O crescimento até agora é de 25% em relação a 2021 — afirmou o gerente.
Hora de atenção
O consumidor deve ficar atento e seguir dicas de especialistas em economia para não cair em armadilhas na hora de finalizar as compras.
Em todo o Brasil, há ofertas que se estendem pela semana, ou mês, com propagandas que prometem descontos. É importante pesquisar pela internet o histórico da loja, e usar o nome da loja e a palavra-chave "confiável" em sites especializados, para não comprar por impulso. No Rio Grande do Sul, o governo do Estado disponibiliza o aplicativo Menor Preço RS - Nota Gaúcha, que pode ser baixado no celular. Nele, o consumidor pode pesquisar o produto pelo nome ou pelo código de barras.