Os consumidores que passearem pelos shoppings e centros de compras de Caxias do Sul começarão a perceber, faltando pouco menos de dois meses para a data, o clima natalino cada vez mais presente nos empreendimentos. A data mais importante para o varejo é acompanhada, tradicionalmente, de estratégias de marketing que buscam atrair o cliente, o que inclui sorteio de carro, vale-compras, decoração temática e a tradicional presença do Papai Noel, agora mais próximo do público depois de dois anos com ações restritas devido à pandemia.
No Shopping Villagio Caxias, o Natal começa neste sábado (29), com a inauguração da decoração natalina do empreendimento. A chegada do Papai Noel será acompanhada de um cortejo, às 10h30min, além de artistas e uma banda, que vão circular pelas instalações do shopping e interagir com o público. As ações começam no lado de fora, se não chover, e depois seguirão para dentro do empreendimento.
Ainda no lado interno do Villagio Caxias, a decoração deste ano une o Natal com a tradição de uma típica vila italiana, com a representação da Casa da Nonna, uma Estação de Trem que passará por um vinhedo iluminado com as cores da bandeira da Itália, além da possibilidade de andar na bicicleta que acende uma árvore de Natal, assistir o Papai Noel fazendo pizza e visitar um moinho. Outra iniciativa é a instalação de um palco que permitirá apresentações artísticas de entidades da região ao longo dos próximos meses.
Além das atrações, que buscam atrair o público, o shopping adotará estratégias de "compre e concorra" e também "compre e ganhe", para converter essa movimentação em vendas aos lojistas. A principal delas é o sorteio de um carro 0km para os clientes em compras. O modelo escolhido desta vez é um Hyundai Creta 2022/23. A cada R$ 650 em compras, um cupom será entregue para que o consumidor preencha e participe do sorteio. A promoção se inicia no dia 25 de novembro. Em dezembro, além de retirar o cupom para concorrer ao carro, os clientes ganharão um espumante da Vinícola Aliança.
— Nosso papel, enquanto shopping, é dar insumos para que os nossos lojistas consigam converter mais vendas a partir dessa movimentação de Natal. É dar também poder de argumentação e aumentar o ticket médio: um cliente que gasta R$ 500, acaba sendo incentivado a gastar um pouco a mais para ter a chance de concorrer a um carro e também levar um espumante para casa — explica a gerente de marketing do Villagio Caxias, Gabriella Alves dos Santos.
A força do Natal pode ser acompanhada pelos números. Em média, o Villagio Caxias fatura cerca de R$ 40 milhões mensais, valor que dobra somente no mês de dezembro devido às ações de marketing realizadas para a campanha de Natal. O mesmo ocorre com cada loja, que espera dobrar o seu faturamento de um mês para o outro.
Neste ano, Gabrielle recorda que, além da Black Friday, outra grande campanha, a temporada de Natal será acompanhada dos jogos da Copa do Mundo do Catar, que será realizada em um período atípico às edições anteriores.
— Não sabemos como será o comportamento do consumidor, que é apaixonado por futebol e pode estar menos disposto a vir ao shopping em dias de jogos, principalmente da Seleção Brasileira. Vamos colocar um telão para exibir as partidas e fazer com que o público que venha ao shopping não deixe de assistir ao jogo. É um conforto para mitigar os efeitos da Copa, que ainda não sabemos como será — afirma a gerente, que traz a experiência de cinco anos na rede que administra o Villagio para Caxias pela primeira vez.
Programação da Chegada do Papai Noel no Villagio Caxias
- 10h30min: início das apresentações artísticas com distribuição de balões e guloseimas;
- 11h: chegada do Noel, no Lifestyle;
- 11h15min: apresentações natalinas;
- 11h30min: cortejo do Noel e sua trupe por todo o Shopping e inauguração da Vila Italiana.
Prataviera espera aumentar em 10% as vendas
No Prataviera Shopping, localizado no Centro de Caxias do Sul, a expectativa é de que o Natal deste ano seja 10% maior em vendas em relação à data do ano passado. Para isso, o empreendimento distribuirá R$ 30 mil em vale-compras em lojas do shopping, valor dividido em 10 sorteios diários, de R$ 3 mil, na semana que antecede o Natal. Para participar do sorteio, é necessário trocar as notas fiscais que somem R$ 150 em compras no shopping. Um ponto de troca das notas ficará no térreo.
No terceiro andar, próximo da Praça de Alimentação, ficarão concentradas as ações natalinas. É ali que o Papai Noel estará diariamente e receberá cartinhas com pedidos das crianças, provavelmente a partir da segunda quinzena de novembro. De acordo com a analista de marketing do Prataviera, Elisa Ambrosi, o personagem mais querido do Natal poderá receber as crianças e posar para fotos - comportamento que não foi feito em anos anteriores devido à pandemia.
— No ano passado, precisamos colocar um cercado envolta do Papai Noel, porque não era possível chegar próximo dele devido ao distanciamento. As pessoas podiam tirar foto, ele acenava, mas não podia chegar perto. Neste ano, será um reencontro. Vamos seguir alguns protocolos, mas será algo mais próximo da era pré-pandemia. E ele também estará circulando pelo shopping — destaca.
O Prataviera tem 30 operações e outras duas inauguram neste ano . De acordo com o gerente do shopping, João Prataviera Neto, o setor ainda busca recuperar os prejuízos da pandemia e vê no Natal um período para recuperar as perdas.
— É a data mais expressiva do comércio como um todo. Fica difícil projetar como será este ano, porque estamos vindo de uma base de 2021 e 2020 muito ruim em razão da pandemia. É um eletrocardiograma bastante grande, com crescimento, mas sem um comportamento linear — afirma.
Neto entende também que o consumidor está mais disposto a comprar os presentes de maneira presencial e, para isso, tem feito mais pesquisas de preço antes de investir.
Bourbon sorteará apartamentos
A decoração de Natal no Bourbon Shopping San Pellegrino poderá ser conferida pelo público a partir de 16 de novembro. Utilizando de elementos clássicos das brincadeiras de Natal, os adereços apostam nas cores clássicas da data, com predominância dos tons de verde e vermelho, em objetos como carrosséis, balanço, árvores natalinas, bolas, além de presentes e ursos gigantes.
No Bourbon Shopping San Pellegrino, os clientes irão se divertir em carrosséis, sendo que um deles poderá ser conduzido manualmente por quem estiver brincando. Sobre o carrossel, estará localizada uma grande árvore de Natal.
As crianças ainda poderão conversar com o Papai Noel, que estará sentado em sua poltrona vermelha ao lado de um urso de topeara gigante. O Bom Velhinho estará presente no shopping a partir do dia 01 de dezembro, podendo ser visitado de segunda a sábado, das 12h às 20h, e, nos domingos, das 14h às 20h. No dia 24 de dezembro o atendimento do Papai Noel será das 10h às 18h.
A promoção de Natal contará com o sorteio de dois apartamentos e dinâmica de "troque e ganhe". Juntando R$ 400 em compras, o cliente ganha um panetone e recebe também um número da sorte para concorrer a dois apartamentos de dois dormitórios da construtora Melnick através de uma carta de crédito. O período promocional irá de 22 de novembro a 29 de dezembro.
A campanha de Black Friday da rede irá acontecer de forma paralela à promoção de Natal. Desta forma, entre os dias 22 e 27 de novembro, período da Black Friday, todos os cupons gerados no período terão o seu valor dobrado para participação da campanha de Natal.
Pátio Eberle estreia campanha de Natal
Pela primeira vez, o Pátio Eberle, complexo com 19 lojas térreas, entre a Rua Sinimbu e a Rua Os Dezoito do Forte, receberá uma campanha de Natal. A programação se inicia em 14 de novembro.
Entre as ações, estão a união com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caxias do Sul com diversas atividades para os alunos e a parceria com o Instituto de Leitura Quindim (ILQ) para o Natal Literário Solidário, que pretende arrecadar R$ 25 mil e presentear cerca de 400 crianças e jovens com livros e fazer a entrega em uma grande festa com a presença do Papai Noel.
No dia 2 de dezembro, será realizado o Dia de Doar, com bazar, abertura de exposição com alunos da APAE e apresentação de coral, com entrada franca.