"Ensino macramê e sou youtuber". É assim, com uma voz doce e ao mesmo tempo firme, que a artesã Ana Maria Marchioretto Casara, 68 anos, de Caxias do Sul costuma se apresentar quando está em grupo. Logo desperta a curiosidade de todos. "Como assim, youtuber?" E, com serenidade e entusiasmo, ela confirma. Comanda o canal Ana Casara Macramê e já conta com 40 mil seguidores. Melhor do que isso, a boa audiência dos vídeos fez com que conseguisse montar em ambiente virtual sua Escola de Macramê, onde pelo menos 30 alunas pagam mensalidade para ter acesso a conteúdos exclusivos. Ela confirma que o valor obtido com o pagamento das aulas é parte importante de sua renda atual e isso é uma grande vitória para quem ficava tensa em frente às câmeras.
Juntamente com a filha Luziane Casara, 41, a artesã grava pelo menos um vídeo por mês para o YouTube e um ou dois vídeos para a escola que fica na plataforma Hotmart.
— No início não tínhamos nenhuma estrutura. Gravava, gravava e nunca estava bom. Até que eu disse "vamos postar assim mesmo e ver no que vai dar"! — conta.
O canal começou em 2017 sem pretensão e a divulgação iniciou no estilo "boca a boca". Em seguida, começaram a chegar as mensagens dizendo que Ana facilitava muito o aprendizado com seu jeito de dar aulas, conversando com quem está do outro lado da tela. A facilidade _ passada a vergonha de falar para um celular _ vem dos 27 anos de prática no ensino presencial, sendo 24 deles em Porto Alegre.
— Não imaginava que iria chegar a tantas pessoas com o YouTube, mas estou feliz. Não é porque ensino a "fazer nó" que preciso ficar escondida em casa _ comenta.
Com bom humor, ela lembra do tempo em que tentou trocar o macramê pela costura, mas o barulho da máquina incomodava um pouco. Hoje, ela faz barulho de outra forma, crescendo nas redes sociais.
A história de Ana se encontra com a de Liamara Pereira, 41 anos, a Lia, (foto abaixo) em 2020, quando ambas conquistaram o prêmio Empreendedorismo Feminino, promovido pela Microempa, em Caxias do Sul. Hoje, as duas são motivadoras da nova etapa da premiação, que está com as inscrições abertas até 5 de outubro e é aberta às associadas da entidade (veja mais detalhes abaixo)
A "garota do roller"
Hoje proprietária dos Salões de Beleza Differenzza, em Caxias do Sul, e prestes a abrir a terceira unidade da Soffio Escovaria, a empresária Liamara da Silva Pereira, 42, a Lia, conta que aprendeu o ofício de manicure aos 12 anos, quando era apenas uma criança que gostava de andar de patins, mas queria trabalhar com a irmã Inajara Pereira em um salão.
— Tínhamos o espaço em uma galeria e sempre que eu podia ficava brincando. E quem iria fazer a unha com a "menina do roller"? Até que uma mulher resolveu me dar a chance, gostou, e comecei a ter minha própria clientela _ lembra.
Superando dois golpes sofridos em negociações mal sucedidas, a dupla persistiu e montou o primeiro salão em 2007. O espaço não tinha nome e nem placa e acabou se criando uma atmosfera de que naquela casa verde só entravam pessoas convidadas. Ou seja, quem era VIP. Devido ao atendimento diferenciado, o salão foi batizado de "Differenza". O negócio cresceu, sempre inovando. Passou a oferecer atendimento especializado para crianças, barbearia, abriu a unidade no Shopping Bourbon San Pellegrino e hoje, além dos salões, Lia é proprietária da Soffio Escovaria, uma espécie de "salão expresso" onde a mulher encontra serviços sem a necessidade de marcar horário.
E as atividades da empreendedora não param. Ela ainda dá treinamentos e presta consultoria a outros salões e profissionais da área da beleza e pretende abrir uma escola.
— Antes de me inscrever para o prêmio, nunca tinha parado para refletir realmente sobre minha trajetória. Penso que participar é uma forma da mulher reconhecer e dar a real importância para a própria história _ ressalta, sobre o Prêmio Empreendedorismo Feminino, da Microempa.
INSCRIÇÕES ABERTAS
O que: Prêmio de Empreendedorismo Feminino 2022
Quem pode participar: mulheres empreendedoras com mais de 18 anos e que sejam proprietárias, sócias ou administradoras de microempresas, empresas de pequeno e médio portes e empreendedoras individuais associadas à Microempa.
Onde se inscrever: microempa.com.br/premioempreendedoras
Votação popular: não é necessário ser associado à Microempa para votar. Basta acessar o site microempa.com.br/premioempreendedoras
Informações: (54) 3025.7532