A maioria dos moradores de Caxias do Sul está pronta para presentear na Páscoa. Pesquisa de intenção de compras da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município aponta que seis em cada 10 pessoas devem adquirir produtos para a data, como chocolates, cestas, brinquedos e roupas. O tíquete médio para essas compras deve ser de R$ 160,12, o que representa R$ 25 a mais que no ano passado. A projeção indica ainda aumento de 27,2% na procura por produtos.
O chocolate é a preferência dessa Páscoa, como ocorre tradicionalmente. Dos entrevistados, 84,4% disseram que comprarão esse produto. Além do doce, 5,3% disseram que vão presentar também com outros itens, como calçados, roupas e utensílios, enquanto 4,2% vão incluir brinquedos nos pacotes. A estimativa é que cada consumidor compre 3,2 produtos, em média.
Outro dado positivo para o comércio caxiense é que aumentou a disposição para compras. Enquanto no ano passado 47% dos entrevistados disseram que iriam às lojas para a Páscoa, neste ano, o número chegou a 59,8%. O gerente administrativo financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, destaca ainda a disposição do público em investir mais, mesmo com os impactos da inflação e o aumento de preço dos insumos dos produtos.
— Nesta pesquisa observamos um maior interesse dos clientes em adquirirem produtos mais caros. As cestas de Páscoa, por exemplo, que representavam 9,5% das escolhas em 2021, chegaram ao índice de 14,1% neste ano. Já os bombons, que são itens mais baratos, tiveram queda, passando de 23,6% para 14,4% — contextualiza o gerente.
A pesquisa aponta ainda uma preferência pelo consumo dentro de Caxias do Sul. Cerca de 92% dos consumidores irão às compras no comércio local, com concentração maior nos dias de semana. Os supermercados perderam espaço entre os consumidores, caindo de 38,4% (2021) para 19,4% (2022). As lojas do Centro (44,7%) e de shoppings (11,2%) e as feiras ou depósitos (9,7%) estão entre os pontos de preferências.
Outros dados
- 61,3% dos caxienses declararem que vão às compras na semana, na véspera ou no dia da Páscoa. Apesar do predomínio das compras na última hora, 22,8% consumidores disseram que se anteciparam neste ano. Um salto em relação ao ano passado, quando o indicador ficou em 3,3%.
- Entre os fatores decisivos na escolha do local de compra está o atendimento (atenção, explicação e ajuda para a escolha), com 43,3%, seguido de produto (qualidade, diversidade e diferenciação), com 23,9%. Já a seleção do presente é baseada em preço (54,8%), opções diferenciadas (14,1%) e na confiança (11,2%).
- 80,6% do consumidores afirmam que decoração influencia nas compras e 79,4% afirmaram que a ambientação colabora para que eles entrem e confiram os produtos.
- Entre os chocolates, os produtos artesanais (41,70%) deverão ser mais procurados que os industrializados (35,70%), sendo que para 22,60% da população o processo de elaboração é indiferente na hora da escolha.
- Quase 40% dos participantes sinalizaram que levam em consideração os pedidos de quem receberá os mimos, especialmente as crianças.
Como foi feita a pesquisa
A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias foi realizada entre os dias 22 e 26 de março, com 580 moradores de diferentes pontos do município. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.