O novo preço da sacola do Ponto de Safra, em Caxias do Sul, começa a valer na sexta-feira (4). A embalagem passará dos atuais R$ 2 para R$ 3, o que significa um aumento de 50%. A prefeitura informa ainda que o cálculo do volume de produtos segue acompanhando a cotação da Ceasa.
O aumento foi discutido e aprovado no dia 14 de fevereiro durante uma reunião entre Secretaria Municipal da Agricultura e produtores rurais que participam da feira. No dia seguinte à aprovação, o secretário da Agricultura, Rudimar Menegotto, disse que o consumidor vai pagar 50% a mais, "mas vai ter produtos a mais na sacola". De acordo com a prefeitura, o valor não era alterado desde 2015.
O secretário Menegotto reforça que a intenção não é aumentar o preço do produto e, sim, o valor da sacola:
— A gente se baseia pelo valor da Ceasa de Caxias, como média. Toda semana tem uma pesquisa de preço. A maior parte dos produtos vai ter alteração, sim (no peso da sacola, com acréscimo de mais unidades). Mas sabemos que alguns, que estão com pouca oferta e como acompanham o preço da Ceasa, pode ser que não tenham uma variação muito grande.
A venda ocorre às sextas-feiras em três locais: na Rua Treze de Maio, entre a Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos (das 6h às 16h); na Moreira César, entre a Os Dezoito do Forte e a Sinimbu (das 6h às 17h); e na Praça Dante Alighieri (das 6h às 17h). A comercialização envolve 75 associações, totalizando 450 produtores.
Vale reforçar que o Ponto de Safra é uma modalidade diferente de feira, na qual os hortifrúti são vendidos em porções pré-definidas e a um preço fixo. No link, é possível verificar a oferta de produtos e a quantidade, por sacola, de cada um previsto para a sexta-feira (4).