Mais do que uma feira voltada para negócios e investimentos internacionais no segmento moveleiro, a edição conjunta da Fimma e da Movelsul, que segue até quinta (17) em Bento Gonçalves, também é um espaço para colocar em discussão temas fundamentais para o crescimento e atualização das empresas do setor. Atividades com foco no futuro e na adoção de novas experiências estão concentradas no Ecossistema de Inovação, uma arena de mais de 400m² no Pavilhão E do Parque de Eventos, que conta com a presença de 14 startups, empresas de tecnologia e instituições de ensino à disposição para desmistificar a inovação no segmento empresarial.
Um dos temas de maior evidência nos últimos anos é o metaverso, tecnologia onde as pessoas interagem e realizam as atividades que quiserem, como trabalhar, passear e comprar. Cada pessoa monta seu avatar (que são uma espécie de bonecos que representam as pessoas no metaverso) como deseja e pode comprar roupas e calçados para vesti-lo, assim como pode construir a sua casa. O metaverso é considerado um complemento à internet e representam um novo modo de atuação de marcas e empresas para estarem perto do consumidor, principalmente das novas gerações, que estão mais habituados com o mundo virtual.
O tema ganhou destaque na estreia da programação do Ecossistema de Inovação com a palestra do gerente sênior de inovação da empresa DBLab, José Masiero, que atua em parceria com o SebraeX. No espaço da marca, é possível acompanhar e vivenciar de perto um exemplo de metaverso e realidade aumentada — que são chamadas também de tecnologias portadoras de futuro, voltadas exatamente para mostrar resultados ao setor protagonista da Movelsul e da Fimma.
Segundo ele, o ambiente de metaverso disponível para experimentação na feira é criado em salas virtuais, que ficam disponíveis na internet, podendo ser acessada pelo navegador dos computadores ou celulares com acesso à internet. O espaço é semelhante a um game, como o Minecraft, um dos jogos mais populares do planeta. Além disso, para a experiência ser possível, é necessário contar com a ajuda de um óculos de realidade virtual, que permitirá a imersão ao mundo digital.
— Se a pessoa tem um óculos de realidade virtual e um smartphone com navegador, por exemplo, ela consegue acessar uma sala ao mesmo tempo que outras 25 pessoas, todas elas de diferentes locais. Existem diversas empresas fazendo reuniões nesse formato e também ampliando cada vez mais para o processo de compra do consumidor — explica Masiero.
Na feira, é possível visualizar um projeto arquitetônico para acompanhar os móveis escolhidos para aquele ambiente. Para o segmento moveleiro, segundo o diretor, essa tecnologia permite inserir novas experiências aos usuários em processo de compra para que possam interagir mais com os produtos e fazer uma escolha ainda mais certeira.
— É possível que a empresa monte um showroom virtual dos seus produtos e esse espaço receba clientes em tempo real. Ao mesmo tempo, os clientes podem ser atendidos por seres humanos em tempo real, mostrando móveis, como está o andamento de projetos, decorações completas. E também associar isso ao e-commerce, ampliando a experiência do consumidor e também consolidado pedidos. Ou seja, uma tecnologia para novos negócios e mais envolvimento do cliente para permitir a inserção de pessoas em novos lugares — afirma Masiero.
A realidade virtual também é uma atração do espaço da Ftec e da Tecnobridge, ambas pertencentes à holding Ecoinove, de Caxias do Sul. No espaço, é possível acompanhar por meio de vídeos e experiência imersiva como essa tecnologia pode ser aplicada em vários segmentos, aumentando a competitividade do ecossistema da indústria da região.
No ambiente, semelhante a uma residência e chamado de configurador de produtos, o usuário pode passear pelo local e interagir com os móveis, aumentando ou diminuindo de tamanho, e também simulando diferentes cores, texturas ou estampas.
— Essa tecnologia pode ser aplicada em diversos segmentos do mercado e trouxemos aqui como o setor moveleiro pode se beneficiar dessa estrutura. Mesmo sem um trabalho muito extenso de programação gráfica, o arquiteto que está projetando o ambiente pode fazer muitas coisas em tempo real — explica o coordenador dos cursos de engenharia da Faculdade Ftec Bento Gonçalves, Eduardo da Motta Xavier.
Segundo ele, a criação dos ambientes está integrada com os cursos, permitindo ainda o compartilhamento de dados com empresas da região. Além do setor moveleiro, há outras iniciativas, também voltadas para o setor automotivo.
Palestras gratuitas também integram a programação
Junto ao Ecossistema de Inovação está a Fimma Summit, pensada como um espaço de encontro e compartilhamento de conteúdos sobre inovação, cultura digital e tendências, que aproximará a cadeia da madeira e moveleira e busca apontar novos caminhos para o segmento.
O ambiente se assemelha a outros eventos da região, como Mercopar e Gramado Summit, por exemplo, onde um palco formado em espécie de arena recebe especialistas em diferentes áreas para palestras, pitchs e apresentações rápidas e de que permitam uma imersão em assuntos que podem fazer a diferença para o setor moveleiro. Com a expectativa de atrair visitantes de outros países, até mesmo fones de ouvido com tradução foram instalados nos assentos.
Programação desta quarta-feira (16)
- 10h30min - Minipalestra | WS de Gestão Ágil - Educação corporativa parte 2: Criando a Estratégia (Telescop - Fast Track)
- 11h05min - Pitch | Startups: Dalca Brasil - Robótica e Indústria 4.0 e 0 impacto do frete nas indústrias/ecommerce (Bento+20)
- 11h40min - Minipalestra | A revolução da Internet das coisas IOTs (Sebrae + DB)
- 12h15min - Minipalestra | Case de desenvolvimento de produto do Senai (Senai Madeira e Mobiliário)
- 12h50min | Minipalestra | Case do Instituto SENAI Madeira e Mobiliário na empresa Forbal Automotive com aumento de 187% de Produtividade (Senai Madeira e Mobiliário)
- 13h25min | Minipalestra | RPA Automação de Processos Robóticos
- 14h10min | Minipalestra | Maturidade Indústria 4.0: ações estratégicas de implantação (UCS)
- 14h45min | Palestras | Capitalismo Consciente e Gestão por propósito (Sicredi)
- 18h | 18:00 Premiação Premiação Salão Design (Sindmóveis)
Credenciamento
Quem deseja visitar a edição conjunta da Fimma e Movelsul 2022 pode se credenciar gratuitamente. Basta acessar o site de qualquer uma das feiras (fimma.com.br ou movelsul.com.br) e preencher os dados solicitados. É necessário apenas imprimir a credencial e apresentá-la nos dias do evento. Com o mesmo cadastro, é possível acessar as duas feiras.
Serviço
:: O quê: Fimma e Movelsul Brasil
:: Quando: 14 a 17 de março de 2022
:: Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
:: Visitação: Fimma, das 10h às 19h | Movelsul, das 12h às 19h
:: Disposição dos estandes: Movelsul ficará nos Pavilhões A, B, C e D | Fimma ficará nos Pavilhões E, F e G
:: Cadastro: fimma.com.br | movelsul.com.br