Alvo de substancial crescimento na demanda devido aos benefícios ambientais e ao aumento da conta de luz, a energia solar estará no centro de discussões em Nova Petrópolis nos próximos dias. Na quinta (17) e sexta-feira (18), ocorre o 2º Fórum Estadual de Energia Solar, no Centro de Eventos do município. No sábado (19), é a vez da Feira Solar, voltada ao público e que abrigará cerca de 30 expositores na Rua Coberta.
A programação fórum contempla palestras e debates sobre os impactos da aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída, eficiência energética, usinas híbridas e novas tecnologias. O primeiro dia do evento também será reservado a dois workshops: um sobre segurança de sistemas solares e outro na arquitetura solar, ou seja, sobre como implantar o sistema de forma mais harmônica. Outro destaque do fórum é um encontro voltado a mulheres que trabalham nesta área. O evento contempla ainda a Feira do Distribuidor, em que os integradores poderão negociar melhores oportunidades de negócios.
— A ideia do fórum sempre foi trabalhar com a capacitação do setor de energia solar. A gente teve nos últimos anos um grande número de prestadores de serviços, que chamamos de integradores. Esse número subiu de uma forma muito intensa. Então, desde 2019, a gente começou a pensar que esse setor precisa se qualificar constantemente com as novas tecnologias, com a legislação e também com os modelos de negócios que podem surgir. Então, a gente montou o primeiro fórum lá em 2019 e agora, devido à pandemia, nós conseguimos somente em 2022 fazer o segundo Fórum Estadual de Energia Solar, que é recheado de palestrantes com alta experiência no setor, para levar essa qualificação aos integradores — detalha Tiago Cassol Severo, coordenador do Fórum.
O professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) explica que até o início de janeiro havia 1 gigawatt de painéis solares instalados no RS. Ele estima que esse número possa aumentar 70% neste ano. Um dos fatores que deve contribuir para isso é a taxação do sistema solar a partir do ano que vem. A lei contempla um período de transição para o pagamento da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD fio B). Haverá um aumento gradual até 2045, quando passará a ser cobrada integralmente.
Inscrições
Até esta quarta-feira (16), é possível realizar a inscrição com valores promocionais, além do combo para Fórum e workshops. A venda promocional é realizada exclusivamente pelo site: www.forumenergiasolar.com.br/inscrição.