O ano começa com uma sequência de dois meses com geração de novas vagas de emprego em Caxias do Sul. Fevereiro teve a criação de 2.003 postos de trabalho na cidade, superando janeiro, quando foram 664. Os dados sobre o segundo mês do ano foram divulgados nesta terça-feira (29) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Com essa geração de vagas, fevereiro de 2022 é o período melhor colocado para abertura de postos de trabalho desde fevereiro de 2020. Naquela época, ainda antes da pandemia de covid-19 ser declarada, o saldo de contratações foi de 2.045 postos de trabalho. O economista Mosár Leandro Ness lembra que, depois de 2021 ter uma constante geração de vagas — apenas dezembro teve mais demissões que admissões —, havia uma dúvida sobre como seria o comportamento do mercado de trabalho no início de 2022. Com os dados de janeiro e fevereiro, a avaliação neste momento é positiva:
— A característica central neste momento é que estamos retomando o nível das atividades e estamos crescendo com força, porque são efeitos que a gente já tinha observado no ano passado. O auxílio emergencial, todo esse dinheiro que entrou em circulação, ele está dentro da economia. Ele gera inflação, mas também gera crescimento. Então, esse é um efeito claro do que está acontecendo nesse momento na nossa economia, uma retomada consistente, mais prolongada, em função dessa melhora do quadro. Até o dólar já começou a dar uma recuada. Então existem possibilidades de uma estabilização, inclusive com o recuo de preços de vários insumos cotados em dólar. Então, estamos vendo com otimismo essa fase, porque a economia vem engendrando um processo consistente de recuperação — comenta o professor, ao frisar que a expectativa é por enquanto é fechar o ano com crescimento econômico e redução da inflação.
Expectativa voltada aos serviços
O integrante do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) salienta ainda que há uma tendência de recuperação forte do setor de serviços, devido ao fim das restrições relacionadas à covid-19. De fato, em fevereiro, esse foi o segundo segmento a mais gerar vagas de trabalho em Caxias (475), atrás apenas da indústria (1.283). Aliás, sobre o setor industrial, Ness destaca que, apesar da estiagem prejudicar o agronegócio no Rio Grande do Sul, outros Estados têm bons níveis de produção, o que impulsiona as compras de implementos em Caxias.
Outros dois setores tiveram incremento de postos de trabalho: a agropecuária (178) e a construção (90). Já o comércio foi o único a fechar mais postos do que a abrir , em um total de 23.
— Em fevereiro, tradicionalmente a gente tem um encolhimento no número de vagas, mas com a chegada do frio, que é o grande vetor de vendas aqui na região, a gente espera uma recomposição desses postos de trabalho — diz Ness, ao destacar que a redução de vagas é baixa diante de um contingente de mais de 20 mil empregados no setor.