Após meses de estiagem, a Serra registrou uma sequência de dias com boa quantidade de chuva. Em Caxias do Sul, a Divisão de Recursos Hídricos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) contabilizou de 21,4 milímetros de chuva em três dias, até o fim da tarde de sexta-feira (11). Com isso, são 93,2 milímetros acumulados no mês. É 6% a mais que a média para março. Mesmo assim, o volume ainda é insuficiente para garantir o reabastecimento das represas.
As condições meteorológicas levaram Caxias a editar um decreto, ainda em janeiro, determinando medidas para racionalizar o uso de água. Está proibido o uso de água tratada para lavar calçadas ou passeios públicos de áreas residenciais, comerciais ou industriais, além de veículos. A prática de irrigar plantas e jardins também deve ser evitada, assim como encher piscinas.
A represa com nível mais baixo é a Dal Bó, com a capacidade de 63% preenchida. Depois, está a Faxinal, com 68%. Já a Maestra (83%), a Marrecas (84%) e a Samuara (89%) estão com volume de água maior.