Enquanto grandes varejistas expandem os negócios, usando a tecnologia como aliada para vender um rol cada vez maior de produtos dentro das especificidades desejadas pelos consumidores e fazer entregas mais ágeis, os negócios de pequeno e médio porte se veem diante do desafio de também inovar para manter os clientes. Em um cenário competitivo e em transformação, resta às empresas locais buscarem apoio para se desenvolverem neste aspecto. Em Caxias do Sul, o chamado ecossistema de inovação, formado pelo poder público, pela iniciativa privada e pelas instituições de ensino, está atento a esse setor.
Para os empresários interessados em buscar a inovação, uma oportunidade é participar do painel Futuro do Varejo, que vai ser realizado nesta terça-feira (1º). A ação ocorre das 14h às 18h, no Solo de Inovação, nos Pavilhões da Festa da Uva. A programação é realizada pelo CDL Labs, um departamento da Câmara de Dirigentes Lojistas criado há dois anos, e pelo Sebrae X, marca da organização voltada à inovação.
Essa não é uma ação isolada. A CDL, por exemplo, tem um calendário de atividades em que startups apresentam soluções às empresas associadas. No ano passado, um evento contou com uma vitrine em que os produtos são demonstrados de acordo com perfil do cliente e a loja tinha sensoriamento por câmeras para saber qual público estava participando. Outra iniciativa é a interligação dos varejistas que precisam de apoio com quem está capacitado para ajudá-los:
— Nós temos um canal aberto para escutar todas essas dores, todos esses problemas. Aí a gente parte para uma ação de orientação e apoio para que esse associado encontre uma empresa, uma startup, um profissional que possa ajudar ele a solucionar aquele problema — explica Cleber Figueredo, coordenador de Tecnologia Informação e Inovação da CDL Caxias.
De acordo com ele, a percepção do comércio local sobre a importância de inovar tem melhorado, com mais participação em eventos voltados ao tema e também maior procura pelo CDL Labs. Porém, Figueredo avalia que ainda há espaço para evoluir:
— O varejo tem muito o que fazer, principalmente quando a gente fala de experiência para o consumidor: você ter um meio de pagamento que fique mais adequado para você, você conseguir trabalhar o meio digital para conseguir vender, você ter meios de entrega mais inteligente e melhores, trabalhar com modelos de negócio diferente. Daqui a pouco pensar em alguns modelos que não vão trabalhar só a venda específica, mas com um modelo de serviços, como aluguéis ou coisa do gênero... Então, a inovação trabalha muitas dimensões do varejo como um todo. Não é só a questão de tecnologia. Às vezes, é só um atendimento que precisa mudar.
Visão computacional, coworking e jogo
Nesta terça e quarta-feira, também será possível acompanhar no Solo de Inovação um laboratório vivo (living lab) de visão computacional. Desde o dia 23, sensores estão instalados no evento, o que permite observar o volume de visitantes, tempo médio de permanência, faixa etária, gênero e mapa com as áreas mais visitadas no espaço. Nestes dois dias, os dados serão capturados em tempo real e compartilhados com o público, com a organização do evento e com os mantenedores do Solo de Inovação. A ação é uma parceria da CDL, da empresa AlterVision e do Sebrae X.
Nos mesmos dias, cerca de 20 empresas e startups locais que prestam serviços ou desenvolvem soluções para o varejo estarão trabalhando in loco no Solo de Inovação. E, ainda, a CDL Labs realizará neste início de semana, das 11h às 22h, um jogo surpresa que envolverá os participantes da 33ª Festa Nacional da Uva. Realizado no Solo de Inovação, o game abordará o futuro e a inovação em diversos aspectos.