O Ministério da Economia colocou à venda 13 imóveis pertencentes à União em quatro municípios da Serra em um feirão lançado na última sexta-feira (11). São terrenos, salas comerciais, apartamento, casa e até o antigo aeroporto de Vacaria, que tem área de 1 milhão de metros quadrados. A maior parte dos bens está desocupada e foi doada à União para o pagamento de dívidas. O feirão é realizado em todo o Rio Grande do Sul e reúne ao todo 113 imóveis em 34 municípios.
Em Caxias do Sul são três terrenos e um apartamento pertencentes à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e três salas comerciais pertencentes ao INSS. Dois dos terrenos ficam na Rua Amâncio Pereira dos Santos, entre os bairros Planalto e Bela Vista. São áreas verdes que ficam uma em frente à outra, sendo uma delas desocupada e outra com construções de madeira. Outro terreno fica na Avenida Rossetti, entre as Ruas Pio XII e Moreira César. A área conta com construções e já abrigou um estacionamento. Já as salas comerciais pertencentes ao INSS ficam no térreo do Condomínio Edifício dos Bancários, na esquina das ruas Marquês do Herval e Hércules Galló, no centro. As três salas estão atualmente desocupadas.
Em Vacaria, além do antigo aeroporto, na Rua Furton, no bairro Santana, também está disponível uma casa na Rua Noel Rosa, no bairro Vitória. Ambos pertencem à SPU. Também estão à venda dois terrenos do INSS na Rua Antônio Ribeiro Branco.
Em Veranópolis está disponível uma área de lotes rurais na Estação - Linha Tomaz Flores, enquanto em Carlos Barbosa está à venda um terreno na BR-470, próximo ao km 230, no bairro Triângulo.
Quem tiver interesse em adquirir os imóveis primeiro precisa acessar o site imoveis.economia.gov.br, conferir a lista e registrar a intenção de compra na ferramenta Proposta de Aquisição de Imóvel (PAI). O interessado também deverá entregar um laudo especializado para apontar o valor de mercado. Somente depois desse processo é que a União lançará um edital de concorrência aberto a qualquer pessoa. No entanto, o primeiro interessado, que contratou o laudo, terá oportunidade de cobrir as demais propostas, se tiver interesse.
O feirão não tem prazo para apresentação de propostas e o recurso das vendas irá para o Tesouro Nacional.
Imóveis disponíveis
Caxias do Sul
- Terreno - Avenida Rossetti, sem número, Santa Catarina, lote 6, quadra 554, com 346,95 m²
- Terreno - Rua Amâncio Pereira dos Santos, sem número, Planalto, lote 7, quadra 2022, com 3.556 m²
- Terreno - Rua Amâncio Pereira dos Santos, sem número, Planalto, lote 42, quadra 2022, com 1.192,5 m²
- Apartamento - Rua Moreira Cesar, 2967, edifício Marcos Travi, 401, Centro, com 100 m²
- Loja - Rua Hércules Galló, 1724, Centro, com 528 m²
- Loja - Rua Hércules Galló, 1724, Centro, com 528 m²
- Loja - Rua Marquês do Herval, 761, Centro, com 528 m²
Vacaria
- Aeroporto - Rua Furton, sem número, Santana, com 1 milhão de m²
- Casa - Rua Noel Rosa 02, Vitória, com 137,45 m²
- Lote remembrado - Avenida Antônio Ribeiro Branco, 000, lote 16, quadra B, com 625,5 m²
- Lote remembrado - Avenida Antônio Ribeiro Branco, 000, lote 15, quadra B, com 608,25 m²
Carlos Barbosa
- Terreno - Rodovia BR-470, sem número, próximo ao km 230, Triângulo, com 4.710,18 m²
Veranópolis
- Estação - Linha Tomaz Flores, sem número, lotes rurais 33, 33A e 34, com 50 mil m²