A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) recebeu na quarta-feira (16) a visita do cônsul Comercial da Hungria em São Paulo, Balázs József. O diplomata estava acompanhado da cônsul de Ciência e Tecnologia, Júlia Morován. Eles foram recebidos por representantes da entidade e do governo do Estado, além de outros empresários. A visita ocorreu um dia antes do presidente Jair Bolsonaro se encontrar com o primeiro-ministro do país europeu, Viktor Orbán, nesta quinta-feira (17).
O objetivo da reunião foi estreitar os laços econômicos entre a Hungria e empresas de Caxias do Sul e da Serra. Também buscou promover intercâmbio na área de tecnologia com universidades e institutos de inovação, fortalecendo a parceria entre as duas nações. Houve uma apresentação institucional a respeito de Caxias do Sul e da CIC, assim como dos principais indicadores socioeconômicos do município.
— Queremos fazer negócios, conhecer um pouco mais a Hungria para saber o que a Hungria tem a nos oferecer e o que temos para oferecer à Hungria — disse o coordenador da Diretoria de Negócios Internacionais, Mauro Vencato.
O cônsul Balázs József também fez uma apresentação do país europeu e exaltou o potencial da Hungria como parceiro comercial do Brasil. Afirmou que a aproximação com Caxias visa explorar mais a região comercialmente, e que a Hungria tem interesse em aumentar presença no mercado brasileiro, ampliando as exportações.
József mencionou que os setores que mais se destacam são o agronegócio, o automotivo, tecnologia para cidades inteligentes (smart cities), energias renováveis e logística.
— Estamos interessados em fechar negócios com as empresas locais — reforçou o cônsul, que também apresentou um vídeo sobre a Agência de Promoção de Investimentos Húngaros (HIPA).
Após a reunião, a CIC ofereceu um jantar à comitiva.