O polo moveleiro de Bento Gonçalves movimentou US$ 75,1 milhões no ano passado. Além de Bento, o polo reúne os municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O balanço, divulgado nesta terça-feira (18), mostra que o volume foi 57,9% maior do que em 2020. E mais: é o mais expressivo desde 2009.
Os 10 principais destinos dos móveis produzidos no polo moveleiro de Bento, em 2021, foram Estados Unidos, Chile, Uruguai, Peru, Reino Unido, Colômbia, México, Panamá, Porto Rico e Arábia Saudita. Juntos, representaram cerca de 81,4% do total exportado. O crescimento das exportações para o Chile foi o mais expressivo, ficando acima de 185%.
— De olho nas vantagens da internacionalização empresarial, o Sindmóveis reforça entre seus associados a importância de quesitos como inovação, qualidade e design para um bom posicionamento externo. Além disso, também há interesse e dedicação das empresas, com aposta contínua em fortalecer seu posicionamento fora do Brasil. O desempenho de 2021 mostra que estamos seguindo a via certa — comenta o diretor Internacional do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Cleberton Ferri.
Ele destaca ainda que as vendas internacionais têm bom potencial para 2022, especialmente por causa das feiras Fimma e Movelsul, que ocorrerão em conjunto de 14 a 17 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.