A maior parte dos moradores de Caxias do Sul pretende fazer compras neste Natal — em números, isso significa seis em cada 10 caxienses. O aumento nas vendas está estimado em 5,7% e o de interessados em fazer compras, em 17%. Apesar disso, o tíquete médio deve diminuir em 7,3% na comparação com o ano passado, ficando em R$ 440,57. Os apontamentos são da pesquisa realizada pelo Núcleo de Informações da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), divulgada nesta segunda-feira (13).
Entre os produtos preferidos estão vestuário, brinquedos manuais, eletrônicos e itens de higiene e beleza. Cada cliente pretende comprar três produtos. Dos que mencionaram que irão gastar menos neste ano, a maioria sinalizou que é por causa da inflação, seguido pela redução da renda da família e aumento com outros gastos familiares.
— O aumento no preços dos produtos e serviços causados pela inflação prejudica as vendas, já que os consumidores comprarão menos quantidade ou itens de menor valor. Com isso, o tíquete médio cai um pouco, mas o resultado positivo no número de clientes a mais vai compensar e ainda gerar um crescimento no comparativo com 2020 — analisa o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, ao destacar que a pesquisa também mostrou que os entrevistados estão mais confiantes para este final de ano e início de 2022.
Segundo o estudo, 73% dos entrevistados pesquisam os produtos antes de comprar.
— 65% dos consumidores pesquisam nas próprias lojas, seja no físico ou no digital. Por isso, é muito — pontua Cervieri.
Os comerciantes que querem atrair compradores também devem investir em decoração, aponta a pesquisa. Mais de 60% dos entrevistados afirmaram que consideram importante os adereços que lembram o Natal nas ruas e nos estabelecimentos, sendo que 84,7% compram mais presentes ou gastam mais em virtude do clima natalino e outros 84,3% se sentem mais à vontade para entrar nas lojas e ver os produtos.
Outro aspecto apontado pelo levantamento é que os caxienses manifestaram desejo de antecipar as compras para o Natal em relação ao ano passado. Um terço das vendas (34%) deve ocorrer entre 19 e 25 dezembro e, desse total, 16% na véspera ou no dia da celebração. Em 2020, a semana que antecedia a data representou 51% das escolhas.
A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias foi realizada com 637 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.
Lojas do Centro são principal opção para compras
Apesar da aproximação da população com o mercado online durante a pandemia, o levantamento identificou que as lojas físicas (62,8%) seguem como as preferidas na hora das compras dos presentes de Natal. Os estabelecimentos localizados nas ruas do Centro devem registrar o maior movimento nas vendas, com 60,6% das intenções, seguido dos shoppings e centro comerciais (12,1%). Entre os principais fatores para a escolha do local estão o atendimento (49,7%), o produto (20%) e a transparência, com a identificação clara dos preços (14,9%).
A pesquisa apurou que 18% dos entrevistados vão adquirir os itens em lojas virtuais, em Caxias ou outras cidades. O motivo principal para a escolha do digital está no preço, sinalizado por 36,2% das respostas.
Dados
- Do total de participantes, 38,8% disseram que não irão comprar presentes neste ano. Em 2020 o índice chegou a 46,35%. Entre as motivações estão a falta de dinheiro ou crédito (47,8%), outra prioridade (30,4%) e pelo fato de não comemorar a data (8,9%);
- O tíquete médio está estimado em R$ 440,57, 7,3% menor que no ano passado;
- O número de interessados em comprar produtos aumentou 17% em relação a 2020;
- 55,7% afirmaram que ainda não sabem o que comprar;
- Itens de vestuário são os preferidos de 38% dos entrevistados. Brinquedos manuais (25,6%), eletrônicos (7,9%) e produtos de higiene e beleza (6,6%) vêm em seguida;
- 55,7% dos entrevistados afirmaram que ainda não sabem o que comprar;
- 21,7% dos entrevistados disseram que vão gastar menos neste ano: 52%, por causa da inflação, 22,7% devido à redução da renda familiar e 14,8% em função do aumento com outros gastos familiares;
- Entre os principais fatores para a escolha do local para a compra dos presentes estão o atendimento (49,7%), o produto (20%) e a transparência, com a identificação clara dos preços (14,9%);
- Dos 73% que pesquisam os produtos antes de comprar, 45,5% buscam informações diretamente nas lojas, 19,9% nos sites dos próprios estabelecimentos e 18,4% em portais de pesquisa;
- Os principais meios de pagamento mencionados pelos entrevistados são o dinheiro, com 55,6% das intenções, seguido dos cartões de crédito (26,2%) e de débito (17,4%);
- A maior parte dos presentes serão para filhos e enteados (29,3%), parceiros (20,5%), pais (13,2%) e netos (10,2%).
Fonte: Pesquisa de intenção de compras para o Natal de 2021, feita pela CDL Caxias