A chuva de granizo que atingiu algumas cidades da Serra neste domingo (26) provocou novas perdas na fruticultura. Os principais estragos foram registrados em parreirais no interior de Flores da Cunha e de São Marcos. No último dia 21, as pedras de gelo danificaram variedades de uva e de ameixa, que ainda não haviam sido colhidas, em Pinto Bandeira, Bento Gonçalves e São Marcos. Dessa vez, as perdas mais significativas foram na produção de uvas.
Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Flores da Cunha e pela Emater, os registros ocorreram em Lagoa Bela, São Roque, Santa Líbera, Nova Roma, Monte Bérico, Restinga, Linha 80 e Linha 100. O município estima que 300 hectares tenham sido danificados pelas pedras de gelo. Nas áreas mais atingidas, até 50% da produção foi impactada.
No município de São Marcos, o granizo causou prejuízos nas localidades de Santo Henrique. Rosita do Sul e em parte do bairro Michelon. Nas comunidades do interior, a uva foi a cultura mais afetada. A Emater ainda contabiliza as perdas de cada cidade.