As necessidades atuais e melhorias a serem efetuadas para o futuro da infraestrutura das estradas federais deram o tom do debate na noite dessa segunda-feira (22), na sede do Centro de Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Estiveram presentes políticos e representantes do governo federal ligados ao tema.
Na ocasião, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva confirmou que a BR-470 é uma pauta antiga e que está sendo trabalhada para atender as necessidades e solicitações feitas pelas entidades e políticos.
— Ela é uma pauta diária desde 2015 quando foi federalizada. Estamos tendo todos os cuidados, pois sabemos da importância. Hoje a grande deficiência da BR-470 é que é uma rodovia que precisa de melhorias para evitar alagamentos, mais terceiras faixas. Ela tem um fluxo de volume muito alto, quase mais de 20 mil veículos por dia. Estamos com estudos, projetos e a programações, mas não temos recursos para tudo — ponderou Pinheiro da Silva.
Ainda segundo o representante do Dnit, alguns pontos estão sendo trabalhados visando o próximo ano.
— Estamos com um projeto de melhorias possíveis e questões de duplicação de Nova Prata a Carlos Barbosa. Além disso, a duplicação da Serra das Antas, também está prevista junto para 2022. O processo atende três passos: estudo de viabilidade, projeto e depois a obra em si — adianta.
Um dos políticos presentes no evento foi o senador Luiz Carlos Heinze, o qual também vê a região como ponto fundamental visando as eleições para o governo estadual, no ano seguinte. Heinze, ressaltou que está trabalhando em dois pontos: ligação do futuro Aeroporto Regional, em Vila Oliva e na complementação de um trecho da BR-448.
— O projeto do novo aeroporto em Caxias precisa ter uma ligação do local até Gramado. Assim como uma via expressa que ajude Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi que tenha sem precisar ingressar por dentro de Caxias do Sul. Na BR-448 será uma via a transaçoriana que é sair de Bento e chegar até São Sebastião do Cai até o trevo do campus da UCS. Será fundamental, pois não temos condições para todo o projeto, mas passos estão sendo dados — conta.
Já o analista de Infraestrutura do Ministério da Infraestrutura, Eduardo Rocha Praça anunciou novas obras na BR-116, na ligação da Serra Gaúcha com a região metropolitana.
— Todos sabem que conseguimos começar a obra na ponte do Rio dos Sinos na BR-116 e está bastante avançado. Vamos iniciar outra no viaduto da Scharlau, algo em torno de R$ 80 milhões, e irá desafogar o trânsito da Serra Gaúcha com a região metropolitana.