Profissionais da comunicação, empreendedores do varejo e gestores de empresas de diferentes cidades do país encontraram na W/Experience, evento realizado nesta quarta-feira (1º) em Gramado, uma oportunidade para sair da frente da tela do computador e colocar os eventos corporativos em formato presencial de volta ao calendário. Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e os afinados protocolos de segurança, a Serra Gaúcha volta a se movimentar para atrair visitantes interessados em retomar a rotina de viagens voltadas aos negócios.
O evento em Gramado teve mais de sete horas de programação com os principais nomes do varejo e da comunicação do país, frente a frente com 150 participantes do evento — número reduzido para evitar aglomerações. Vindo de Salvador, mas com escala em Porto Alegre para visitar e prospectar novos clientes, o publicitário e sócio de uma agência de publicidade na capital baiana, Alberto Furtado, contou que estava ansioso pela retomada de eventos voltados ao setor da comunicação.
Para ele, que veio pela segunda vez à Serra gaúcha, os protocolos de segurança contra a covid-19 permitem que encontros como esse possam ser realizados com mais frequência e tranquilidade.
— A maioria das pessoas com quem eu conversei fala que estava cansada de eventos online. E eu também. Vale todo o investimento, todo o esforço, para visitar uma região bonita, turística, famosa e levar na bagagem o conhecimento que permite fazer mais e mais negócios — avalia.
Essa mesma oportunidade de aprimorar as estratégias de comunicação voltadas para o atendimento fez com que a publicitária Geórgia Garzzon viesse de Curitiba para participar do W/Experience. Após mais de 14 horas de viagem de carro até a Serra Gaúcha, ela e o sócio Renan vieram em busca de novas inspirações para aplicar junto aos clientes da agência de comunicação que eles comandam.
— Estar aqui ouvindo o que pessoas de grandes empresas aplicam em seus negócios nos ajuda a saber o que fazer de diferente no nosso mercado. É aprender como podemos nos destacar em meio à multidão, já que tem muita agência fazendo a mesma coisa e nós não queremos seguir esse caminho de "mais do mesmo". Eu acompanho bastante a programação de eventos pelo país, mas com essa temática de hoje foi um dos primeiros — comemora Geórgia.
Também da capital paranaense, o diretor de uma agência de publicidade Júnior Migliorini descreveu a oportunidade de retomar a agenda de feiras e encontros do setor como um momento de reflexão. De acordo com ele, a pandemia trouxe novos desafios ao mercado, com empresas mais interessadas em estratégia e consumidores cada vez mais atentos.
Além de Migliorini, outros três profissionais da agência também participaram do evento em Gramado. O investimento na viagem e na participação no W/Experience, segundo o diretor, será quitada em curto prazo.
— É um ingresso com valor alto (R$ 3,5 mil)? Talvez. Mas é uma oportunidade única, uma chance de voltar a respirar novos ares, porque eu acredito muito na retomada da economia e que os protocolos sanitários nos ajudam a seguir trabalhando com mais cuidado —justifica Migliorin.
Além de publicitários, participação de gestores do varejo
Além da presença de publicitários com o trabalho voltado para agências, os gestores de varejos da região também estiveram na plateia da W/Experience. É o caso das empresárias Natiele Krasmann e Verônica Sella, proprietárias de uma loja voltada ao público infantil em Gramado. Elas contaram que estavam em busca de conhecimento para poder estar mais próximas do público-alvo da loja, um nicho bastante específico e exigente, segundo as empresárias.
— Gosto de uma frase que diz que "juntando-se aos bons é que podemos ficar ainda melhores" — resume Natiele.
— A gente vem se espelhar nesses cases para sair da zona de conforto e entender o que o público quer. Além de ser uma delícia sair do dia a dia, a cabeça volta a se inspirar, querer fazer diferente. A oportunidade de voltar a fazer networking também é um grande atrativo — conta Verônica.
Maioria diz que foi ao W/Experience por causa de Olivetto
Todos os entrevistados foram unânimes ao apontar que o principal motivo que os levaram à Gramado foi a possibilidade de assistir a uma palestra do publicitário brasileiro Washington Olivetto. Morando em Londres e voltando ao Brasil especialmente para o W/Experience, Olivetto não costuma dar palestras. A publicitária Geórgia disse que ficou eufórica quando soube que o publicitário, criador de propagandas como O Garoto Bombril, o Primeiro Sutiã e o DDD da Embratel, estaria em Gramado.
— Acompanho o Washington Olivetto desde os meus 15 anos. Ele nunca aparece em lugar nenhum. Quando vi essa oportunidade, me cadastrei no site e já comprei dois ingressos.
Para o CEO do Gramado Summit, Marcus Rossi, 95% do público foi atraído pela presença de Olivetto.
— Sabíamos que tinha um apelo muito grande, mas também queríamos oferecer uma experiência completa. Por que não trazer um dia todo de conhecimento e networking e finalizar com um grande nome como o Washington Olivetto? — resume Rossi.
Foco se volta ao Gramado Summit 2022
Criada com um formato restrito, exclusivo e adotado pela Gramado Summit deste ano, a W/Experience deverá ser integrada aos eventos realizados pela empresa gramadense. A partir de agora, segundo o CEO da companhia, Marcus Rossi, o trabalho se volta para a realização do Gramado Summit de 2022, que está agendado para ocorrer entre os dias 6 e 8 de abril, no Serra Park, em Gramado.
Segundo ele, o evento será chamado de Festival do Futuro e não mais como uma feira de negócios ou de conteúdo, como vinha sendo referido anteriormente. A expectativa é reunir mais de 120 palestrantes em palcos de conteúdo simultâneos, com temas como empreendedorismo, inovação, tecnologia e novas tendências para startups, indústrias e do varejo nacional.
Quem faz evento fica muito sentido quando se tem um espaço amplo, conteúdo de referência, mas muitas limitações. Além das áreas de conteúdo.
MARCUS ROSSI
CEO da Gramado Summit
O objetivo, de acordo com Rossi, é atrair cinco mil pessoas em cada um dos dias da programação, o que seria um recorde de participação. A área do Gramado Summit do próximo ano também foi ampliada em relação às últimas edições: passará de 12 mil metros para 24 mil metros.
— O que a gente mais quer é a normalidade de volta, com o Gramado Summit voltando a ser o que ele era lá no início. A vacinação em andamento nos permitirá sonhar mais alto. Entendemos que haverá ainda alguns protocolos a serem seguidos, mas menos restritos ao que temos hoje. Quem faz evento fica muito sentido quando se tem um espaço amplo, conteúdo de referência, mas muitas limitações.
Além das áreas de conteúdo, o evento também terá uma feira de negócios, que deve reunir 200 expositores, incluindo startups em estágio inicial e empresas já consolidadas no mercado.
Mobilização de outros eventos na Serra
Neste mês, a Serra voltará a realizar um tradicional evento: o Festival de Balonismo em Bento Gonçalves, programado de 23 a 26 de setembro. A expectativa é reunir 2,5 mil pessoas, número bem abaixo aos 20 mil espectadores registrados em edições anteriores. No mês que vem, voltada aos negócios, Caxias do Sul sediará mais uma edição da Mercopar, de 5 a 7 de outubro.
Gramado voltará a receber novos visitantes durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), agendada para ocorrer entre 4 e 7 de novembro, na Serra Park.
Segundo os organizadores, a festividade quer atuar na reconstrução do turismo na região, fortemente impactada pela pandemia. Uma das justificativas para a realização do evento presencial é o entendimento de que a vacinação contra a covid-19 estará ainda mais avançada nos próximos dois meses. Além da feira geral, haverá também espaços segmentados voltados para nichos específicos do turismo.
Os organizadores também estão captando embaixadores, que são executivos que estão em visitas constantes a agentes de viagens e profissionais do setor, e recebem esse título por contribuírem com o desenvolvimento e divulgação do evento para o mercado.
Em Caxias, ocorre também o 3º Simpósio Estadual do Varejo, programado para o dia 18 de novembro, das 12h30min às 19h, no Sky Samuara Hotel. O tema será: "Consumo local para um mundo global".
Além da Festuris, a cidade da Região das Hortênsias sediará a Festa da Colônia, de 23 de setembro a 12 de outubro e o Natal Luz, de 28 de outubro a 30 de janeiro de 2022.
Programe-se
:: Festival de Balonismo, em Bento Gonçalves, de 23 a 26 de setembro.
:: 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio Bens, Serviços e Turismo, em Bento Gonçalves, de 29 de setembro a 1º de outubro.
:: Festa da Colônia, em Gramado, de 23 de setembro a 12 de outubro.
:: Mercopar, em Caxias do Sul, de 5 a 7 de outubro.
:: Natal Luz de Gramado, de 28 de outubro de 2021 a 30 de janeiro 2022.
:: Festuris, em Gramado, de 4 a 7 de novembro.
:: Natal Bento, de 11 de novembro de 2021 a 9 de janeiro de 2022.
:: Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios, em Gramado, de 15 a 17 de novembro.
:: 3º Simpósio Estadual do Varejo, em 18 de novembro, no Sky Samuara Hotel, em Caxias.