A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul fez nesta semana a última carga de sementes de milho que são destinadas aos agricultores para a safra 2020-2021. Esse produto é oferecido por meio do Programa Troca-Troca de Sementes, uma parceria com o governo estadual. No total, as encomendas somam 450 sacas, que estão sendo distribuídas para os distritos. Neste ano, cerca de 200 produtores rurais foram beneficiados com as sementes de milho subsidiadas.
Entre as variedades oferecidas estão sementes com tecnologia transgênica (SG 60V18 Pro2, SG 60V20 Pro2 e 22S18 Top2) e convencionais (20A35 e BM 207). De acordo com a Secretaria da Agricultura, o desafio foi selecionar variedades tolerantes à praga da cigarrinha do milho.
— Na última safra, muitos produtores da região tiveram prejuízos com a cigarrinha. Por isso, conforme as empresas beneficiadoras das sementes, todas as variedades oferecidas são tolerantes ou moderadamente tolerantes a esta praga — explica o diretor de Fomento e Agroindústria da Secretaria, Rudinei Giacomelli.
Ele destaca ainda que essa tolerância não significa resistência e, por isso, medidas preventivas contra a praga são necessárias. Para orientar os agricultores, um material informativo elaborado pelos técnicos está à disposição nas subprefeituras para quem encomendou o milho.