Na tarde de segunda-feira (9), em um encontro realizado em Porto Alegre, reuniu membros da DTA Engenharia Portuária & Ambiental, investidores e empreendedores e o senador Luiz Carlos Heinze. Na pauta, o projeto do Porto Meridional, em Arroio do Sal.
Pelos indicativos da DTA, por meio de seu presidente, João Acácio Gomes de Oliveira, o saldo do encontro foi positivo. Após a etapa de viabilização do projeto, que abrange a concepção de engenharia, técnica, econômica e ambiental, foi apresentado business plan (plano de negócios) para avaliação dos investidores e empreendedores.
Segundo Gomes de Oliveira, a aceitação foi tamanha que a área já teria sido adquirida, devido a rentabilidade do projeto, que ainda teve acrescentado um terminal de passageiro para aproveitar o potencial turístico.
Ele também confidenciou à reportagem que os investidores são todos brasileiros e que podem contar com aporte financeiro do BNDES, que é apoiador da iniciativa. Outra novidade é que quatro grupos de empresas já teriam manifestado interesse em utilizar o porto meridional para transportar seus produtos.